Com cerca de 40 inscritos, a EMATER (Empresa , de Assistência Técnica e Extensão Rural) Rolândia realizou a sua primeira caminhada noturna no sábado (01). O evento foi no sítio Signori, de propriedade do seu Benedito e dona Inês, na estrada do Bartira.
“A caminhada é uma alternativa de renda para a família rural, em que a gente vai incentivar a integração do público urbano com o rural”, explica Maria Isabel Henrique, assistente social da EMATER.
Os participantes tiveram a oportunidade de caminhar em meio à natureza e contemplar o pôr do sol e o início da noite. Após o percurso, foi oferecido um delicioso jantar caseiro preparado na casa de seu Benedito e dona Inês. O anfitrião fez uma roda de viola depois da refeição.
Cardápio
Arroz, feijão, linguiça caipira, mandioca, salada, suco e sobremesa – provavelmente de uvaia, fruta silvestre, saborosa – estão no cardápio que será servido no sítio depois da caminhada.
Um pouco antes das 18 horas, os participantes que se inscreveram para a atividade se reunir no Sítio Signori, na estrada que vai para o Bartira.
Maria Isabel relata que huve um limite de 40 pessoas para participar da caminhada e do jantar, devido ao espaço na casa no sítio. A inscrição era na EMATER e custava R$ 25,00 (para o jantar). “Esse foi um teste. Pretendemos fazer o evento uma vez por mês, em propriedades diferentes”.
Em novembro, uma nova caminhada será realizada no Ceboleiro e, em dezembro, será a vez do Deizinho do Vermelho receber visitantes noturnos, dispostos a andar e comer.
Fotos de Rosalva Igarashi e Daniel Steidle