A Secretaria Municipal de Cultura de Rolândia realiza sua 3ª Conferência Municipal de Cultura, nos dias 24 e 25 de novembro (quinta e sexta-feira), a partir das 19h, na Escola Municipal Sebastião Feltrin. Wagner de Campos, o Vavá, direto de Cultura, explica que a escolha do local foi com o objetivo de descentralizar as ações culturais da cidade, que é uma das propostas que será discutida no evento.
Vavá relata que a 2ª conferência foi em 2013. O intervalo de tempo é devido à não realização da conferência da Secretaria de Estado da Cultura. “Convidamos todos os segmentos de arte, cultura, artesanato, músicos, bailarinas, artistas da cidade, e integrantes da consciência negra para participar.”
O principal objetivo do evento, segundo o diretor, é a valorização da cultura. O que for discutido será levado para a Secretaria de Estado da Cultura. Entre as pautas do evento estão o Fundo Municipal de Cultura (FMC), funcionamento do sistema municipal de cultura, qualificação de gestão cultural, desenvolvimento e implantação de planos, fortalecimento da cultura na cidade, financiamento público da cultura, sistema de informação da Secretaria e diversidade cultural.
Conforme já dito, uma das proposições é descentralizar as ações e espaços culturais, por meio da procura de espaços nos bairros para receber apresentações culturais. Segundo Vavá, esse é um projeto que começa a sair do papel no Natal desse ano, com apresentações no hospital e em outras entidades do município, além das apresentações de rua.