Você sabia que, independentemente da via de parto, existem práticas de atendimento ao recém-nascido ainda na sala de parto ou no centro cirúrgico? Ações humanizadas de atendimento ao recém-nascido, como o contato pele a pele e a amamentação na primeira hora de vida, são de simples execução e proporcionam benefícios baseados em evidências científicas, tanto ao recém-nascido quanto à mãe. O aleitamento materno incentivado na primeira hora de vida contribui para a redução da mortalidade neonatal, objetivos propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
O contato pele a pele ao recém-nascido com a mãe acontece imediatamente após seu nascimento, colocando o bebê sobre o abdômen ou tórax da mulher, de bruços e cobrindo com uma coberta seca e aquecida. Essas mudanças no atendimento proporcionam ao recém-nascido estabilização da frequência cardíaca e respiratória, e da glicemia após o nascimento.
O colostro de logo após o parto é mais rico ainda, o ato de amamentar fortalece o vinculo entre mãe e bebê, produzindo a ocitocina hormônio do amor que favorece a descida do leite, que sustentará o pequeno nos anos seguintes. Ele também será responsável pela eliminação dos resíduos de mecônio do intestino do bebê, favorecendo o amadurecimento e funcionamento intestinal com o controle e equilíbrio das bactérias do bem que lá se desenvolveram, evitando icterícia fisiológica.
Todos os recém-nascidos têm o direito de ser recepcionados pelas ações humanizadas. Ainda nas salas de partos ou centro cirúrgico, converse com sua equipe.
AGENDA
Encontro Gesta Rolândia / 2016 – GRATUITO.
Dia: 19/11 – Sábado 14h30
Local: Biblioteca Cidadã Michael Traumann Rua: Antônio Campaner, 1000 – Conj. Domingos Neves (rua da Escola Maria do Carmo)
Venha participar e tirar suas dúvidas! Nenhuma delas é “boba demais” ou menos importante. O Importante é se informar! Curta nossa Fan Page: Gesta Rolândia. Participe!