O Colégio Estadual Padre José Herions, em Rolândia, realiza uma Mostra Cultural nesta quarta (07) e quinta-feira (08). O diretor Luiz Henrique Silveira Olschowsky conta que a exposição reuniu todos os conteúdos desenvolvidos em sala de aula durante o ano letivo, envolvendo pais e responsáveis, professores de todas as disciplinas, equipe pedagógica, funcionários e alunos de todas as turmas, inclusive da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Cada turma projetou o cenário de sua sala de acordo com o que foi trabalhado. As exposições tiveram os temas geometria, africanidades, folclore brasileiro, poesia, idade primitiva, colonização portuguesa, feminismo, além de trabalhos baseados nos livros “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo, e “Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, e exibição de vídeos do personagem Harry Potter. “O tema principal é a diversidade. Cada sala fez o trabalho baseado em algum autor e fizeram cartazes, montaram cenários”, relata o diretor.
Segundo Olschowsky, esse tipo de atividade contribui para o aprendizado, já que exige uma pesquisa ampla sobre determinado tema, com aulas diferenciadas e interpretação pessoal de cada aluno sobre o que foi lido e trabalhado. Além disso, a Mostra promoveu a integração entre as turmas e entre os turnos. “Nosso objetivo é incentivá-los a mostrar o grande potencial que eles têm e que, muitas vezes, não é valorizado.”
Giseli Mariane Bossa, pedagoga do Colégio, relata que o evento promoveu o compartilhamento de experiências e informações entre alunos de turmas diferentes. “Uma sala vai complementando o trabalho da outra.” Na prática, segundo Giseli, o resultado foi o aumento de interesse pelo conteúdo ensinado e trabalhado em forma de projeto e o exercício de outras atividades, além da escrita.