O município de Rolândia não fará nenhum evento em comemoração ao seu aniversário de 73 anos, que será neste sábado (28). Muita gente ainda não está acostumada com a “nova” data de nascimento de Rolândia, ainda se lembrando de 29 de junho. Mas, o que muitos não sabem, é que 28 de janeiro foi a nossa primeira data de aniversário e permaneceu até 1962. Foi aposentada em 1964 e se iniciou a comemoração em 27 de novembro – dia em que houve uma grande festa para a estátua Roland, em 1957. A data de 28 de janeiro retornou em 1974 e o aniversário da cidade foi comemorado no dia 19 de março daquele ano, dia de São José, padroeiro da cidade (leia a matéria completa ao lado).
A reportagem do JR foi às ruas para ouvir a opinião dos rolandenses sobre a ausência de celebração.
Massaru Egashira, 84 anos, mora aqui desde criança e acredita que seria importante para a cidade festejar a data. “É igual a gente, tem que comemorar o aniversário”, afirma. José Aparecido de Souza, 56, gostaria que houvesse comemoração. “O aniversário é uma data importante para a cidade, é bom comemorar.”
Olga Aparecida Ventura, 73, é moradora da cidade desde 1969, e concorda com a não realização de festejos. “Não há motivos para comemorar. Não adianta fazer festa com a cidade na situação em que está”, critica.
Júlio César Rufino de Lima, 18, sempre morou aqui e acredita que não é necessário festejar a data. “Para mim não precisa, é como um dia normal. Quando tem comemoração eu nem venho acompanhar.”