Contação de Histórias dá seus primeiros passos

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   Na quinta-feira (30), o Centro Cultural Nanuk recebeu a primeira reunião do projeto “Contação de Histórias de Rolândia”, realizado pelas secretarias de Educação e de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com o Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss. O projeto consiste em preservar a história do município através da educação, capacitando os professores para trabalhar assuntos referentes à memória de Rolândia com seus alunos. Cerca de 40 pessoas compareceram a esse primeiro encontro.

   Silvia Unbehaun Puschel, diretora pedagógica da Secretaria de Educação, explicou que os professores são quem escolhem os temas para abordar com os estudantes. “Durante um ano eles vão trabalhar isso com seus alunos e, no segundo ano do projeto, vão produzir um artigo, que vai ser publicado em um livro pela UEL com as experiências dos professores”, disse Silvia. Por mais que a maioria dos interessados trabalhe com Educação, o projeto é aberto para a comunidade. “Se alguém gosta de história e quer participar, não é exclusivo para professores”, afirmou. A diretora pedagógica também explicou como será o curso, que terá um encontro mensal e presencial e orientações para a realização do projeto nas escolas. “Ele vai se formatando conforme as dificuldades dos professores e o interesse”, explicou. O único custo para os participantes são 5 reais para a emissão da certificação.

    A turismóloga do município, Flávia Galbero Costa, relatou que a iniciativa de participar deste projeto partiu da Comissão de Preservação Histórica, que tem representantes da secretaria de Cultura e Turismo e de Educação. “Há representantes dentro dessa comissão das duas secretarias, que se uniram para trazer esse projeto”, contou. Flávia ainda destacou que o projeto é importante para sua área de atuação. “O turismo ele sobrevive da história, da cultura preservada e do meio ambiente preservado”, ressaltou. Segundo a turismóloga, a partir do que os professores escolherem trabalhar com os alunos, será elaborado um pré-projeto para começarem os trabalhos em sala de aula.

    Regina Célia Alegro, professora do departamento de História da UEL e diretora acadêmica do Museu de Londrina, ressaltou que a Educação tem uma contribuição valiosa para a preservação histórica e formação cidadã dos alunos. Ela ainda revelou que o projeto de contação de histórias vem sendo desenvolvido desde 2003 por um motivo. “Os antigos contadores de história, os antigos responsáveis por manter a história pela oralidade, os avós, os tios, os mais velhos que contavam histórias, eles estão desaparecendo, os hábitos estão mudando”, afirmou. A professora explicou que “a história não existe sem a memória” e destacou que a cidade tem muita riqueza imaterial relativa à história do café, da ferrovia e imigração. “Tudo isto merece ser destacado, reconhecido, potencializado”, disse.

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