Nesta segunda (03), começa a 1ª Mostra de Cinema de Rolândia, fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo com o SESC de Londrina. A mostra se encerra no domingo (09) e durante a semana promoverá exibição de filmes e curtas infantis do acervo do SESC para a população rolandense. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Diego Silva, essa iniciativa é importante porque aproxima a população do cinema. “Muitas pessoas ainda não tiveram a oportunidade de estar em um cinema”, destacou.
De segunda (03) até sexta-feira (07), colégios estaduais e municipais, algumas escolas particulares e serviços sociais do município (CRIAR, CRAS e CCI) vão poder assistir a filmes no Centro Cultural Nanuk. Serão realizadas duas exibições pela manhã e outras duas à tarde nos cinco dias. “Durante a semana será direcionado a esses públicos, aí no domingo vamos estar abrindo para o público em geral”, explicou o secretário.
Na quinta (06), a exibição será na Praça Castelo Branco, durante a Feira da Lua, a partir das 19h30. O filme exibido será “As férias do Pequeno Nicolau”, que tem classificação livre. O encerramento será no domingo (09), às 15h30, com um festival de curtas infantis, aberto para toda a comunidade e também com classificação livre. Os curtas-metragens infantis serão os mesmos que os alunos de colégios municipais vão assistir. Segundo Diego, serão apresentados aproximadamente 14 deles, totalizando 1h30 de exibição.
De acordo com o secretário, a iniciativa foi apresentada a todos os colégios municipais e estaduais e alguns particulares que demonstraram interesse em participar. O SESC disponibilizou um acervo e os professores dos colégios interessados selecionaram os filmes que desejam trabalhar com os alunos. “Eles escolheram alguns filmes para o professor estar debatendo depois o filme, algum conteúdo específico”, explicou Diego. O SESC disponibilizou filmes de várias nacionalidades. “Do acervo que foi disponibilizado cerca de 30% são brasileiros”, disse Diego. Entre os filmes do Brasil estão o “Cidade de Deus” e “Hoje eu quero voltar sozinho”.