Pesquisar
Close this search box.

Paraná cria o 1º Conselho Estadual de Proteção ao Animal do país

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Paraná cria o 1º...

No dia 30 de março, o Conselho Estadual de Proteção ao Animal do Paraná empossou seus conselheiros, que vão trabalhar na questão do bem-estar animal no estado. A presidente da Associação Mundo Animal de Rolândia (AMAR), Regina Cabral, participou dessa primeira reunião e explicou que o conselho é composto por representantes dos órgãos estaduais, como a secretaria estadual de Saúde e a do Meio Ambiente, Força Verde, Bombeiros, Polícia Militar e Detran. “Cada órgão vai dar a sua ajuda, a sua orientação”, afirmou Regina. O Conselho foi criado com o objetivo de orientar as ONGs de proteção animal do estado nas questões relativas aos animais. “O Paraná está sendo o primeiro estado a criar o Conselho Estadual de Proteção ao Animal”, revelou a presidente da AMAR.

De acordo com Regina, o Estado agora está apoiando as ONGs, mas não no sentido financeiro. “Vai ser um apoio em relação à legislação a favor dos animais”, esclareceu. A AMAR, por exemplo, sobrevive de doações, promoções, rifas e do repasse da Nota Paraná, que segundo a presidente, está dando um bom retorno para a associação. Regina destacou que a criação do Conselho pode ajudar também na fiscalização de maus tratos contra animais, ato proibido por lei federal. “Muita gente vê maus tratos e não tem coragem de denunciar”, disse. Ela ressaltou que as denúncias devem ser feitas para polícia, que tem obrigação de se dirigir até o local e averiguar a situação.

As reuniões do Conselho vão acontecer uma vez ao mês em Curitiba. As decisões e comunicados dos conselheiros serão repassadas as ONGs de todo o Paraná. “O que for passado para nós, nós queremos passar também para a população”, garantiu a presidente. A criação desse conselho abriu um canal importante na comunicação em relação à defesa dos animais e demandas das ONGs. “Se tiver alguma lei que eles estiverem trabalhando, eles vão passar para nós”, exemplificou Regina.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: