Neste sábado (13) será realizado um evento no Centro de Capoeira Angola Bantu, no Complexo Esportivo Emílio Gomes, na última sala do setor abaixo da secretaria de Esportes. O “Jogo de Dentro & Jogo de Fora” é promovido pelo centro de capoeira e o Contramestre Angolinha Pereira e tem como intuito celebrar a cultura afro-brasileira com capoeira, samba e uma palestra sobre igualdade racial.
A palestra de Adilson Roberto Dias, líder da comunidade muçulmana em Rolândia, marca o início do evento, às 14h. “Ele vai falar um pouquinho sobre a diversidade cultural na cidade de Rolândia e também a igualdade racial”, revelou o contramestre. Em seguida, às 15h, será realizada uma oficina de capoeira com o Mestre Edgar Giroto de Londrina. “Ele é meu mestre, então estou trazendo ele para dar uma vivência”, disse Angolinha. A oficina de capoeira é a única atividade que não é gratuita. O custo para participação é de 30 reais. “As pessoas que forem até lá e quiserem participar dessa oficina, não precisa ser capoeirista”, ressaltou o contramestre. A partir das 17h, começa a roda de capoeira. “É uma roda aberta para quem quiser participar”, explicou. Por fim, às 19h o evento se encerra com uma roda de samba.
O “Jogo de Dentro & Jogo de Fora” será realizado em uma data que carrega um significado, já que 13 de maio é o dia em que a escravidão foi abolida em 1888. “Justamente por causa dessa data que nós vamos tocar nesse assunto de igualdade racial e diversidade cultural, a capoeira uma vez que é uma atividade afro-brasileira já tem uma miscigenação de cultura”, justificou Angolinha. Contramestre deixou um convite para a população conhecer a escola de capoeira e prestigiar o evento. “Estão todos convidados a participar da palestra, da oficina, serão todos bem-vindos, estamos aguardando todos”, finalizou Angolinha.