A Prefeitura Municipal de Rolândia, em parceria com a COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná), está promovendo o cadastramento de famílias interessadas em participar dos novos programas habitacionais do governo estadual. Esse cadastramento é direcionado às famílias de todas as faixas de renda, uma vez que os diferentes programas contemplam diversos perfis. A primeira etapa foi a distribuição de senhas para a realização dos cadastros, processo que durou duas semanas e distribuiu um total de 6994 senhas, mais de 1000 além do esperado pela organização.
A segunda etapa, o cadastramento, foi iniciado na última segunda-feira (15) e segue até o dia 4 de julho no CREAS da Rua Santa Catarina, 1431, das 12 às 17h. A secretária de Planejamento, Catarina Schauff, estima que estão sendo realizados cerca de 250 cadastros por dia nos onze guichês disponibilizados para o serviço. A procura tem sido grande e é normal se ver fila em frente ao CREAS durante toda a tarde.
De acordo com Catarina, o cadastramento é feito online e as informações vão atualizando o banco de dados da COHAPAR. A partir desses cadastros, a COHAPAR sugere os programas habitacionais pertinentes de acordo com a quantidade de pessoas por faixa de renda. As pessoas que fizerem o cadastro não serão automaticamente contempladas com uma casa, pois os dados vão para um levantamento de demanda. A partir das informações colhidas com o cadastro, a COHAPAR analisa as faixas de renda e locais para fazer a indicação de programas habitacionais.