Na quinta (18), foi realizada a abertura da exposição “Mãe – Arte em Barro”, de Cleusa Liberatti Horácio, no Museu Municipal de Rolândia. Segundo a artista, a ideia dessa exposição surgiu devido ao mês das mães. “É uma coisa que eu gosto muito, mulher, mãe, grávida, Nossa Senhora”, contou. Cleusa é nascida em Rolândia e por anos morou em Uberaba (MG), onde teve o primeiro contato com arte barroca e cerâmica. Ela fez cursos de escultura, deu aulas e realizou exposições na cidade. Em 2003, Cleusa voltou a Rolândia, onde também expôs seus trabalhos diversas vezes. Atualmente, a artista faz parte do grupo de ceramistas Tauá.
Por onze anos, ela se afastou das exposições, pois dedicou esse tempo de sua vida para cuidar da mãe adoecida. “Ela foi morar comigo e eu cuidei dela até o finalzinho, faz um ano que ela faleceu”, contou emocionada. Para ela, isso a inspirou a produzir uma exposição sobre mães, com o apoio da coordenadora do Museu Municipal de Rolândia, Nilce Jacinto Martins. “Mexeu muito comigo a mãe e a falta dela, acho que foi por isso que saíram então as ‘mães’”, revelou. As mais de dez peças foram feitas especialmente para a exposição, mas a artista contou que houve um imprevisto na produção delas. “Eu fiz, elas foram para o forno queimar, estourou, queimou, quebrou tudo. Comecei tudo de novo porque estava fixo na minha cabeça e graças a Deus deu certo”, disse.
A exposição estará no Museu Municipal de Rolândia até o dia 19 de junho, na Av. Pres. Bernardes, 626, Centro, ao lado da Igreja Matriz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 18h. Cleusa deixou o convite a todos para conhecer seu trabalho. É um ótimo programa para toda a família e pode ser estendido para as atrações no entorno e na própria Igreja Matriz São José.