FMC 2017: “Reciclar é preciso”

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. FMC 2017: “Reciclar é...

O artista plástico Edson Massuci, de 65 anos, vai ministrar oficinas no projeto “Reciclar é preciso”, abrigado pela Unidade Nossa Senhora Aparecida, da Vila Oliveira, de Rolândia. O projeto foi aprovado no Fundo Municipal de Cultura (FMC) na modalidade 4 – Artesanato, que tinha como critério a realização de oficinas de artesanato com materiais recicláveis, com, no mínimo, uma exposição e no final do projeto, a doação das obras criadas para a secretaria municipal de Cultura e Turismo.

As atividades serão voltadas para grupos de adolescentes e acontecerão dentro do espaço da Unidade. A previsão é que elas durem até o final do ano. “Nós vamos preparar várias equipes que vão trabalhar no projeto e, no final do ano, pretendemos fazer uma exposição com as obras dos alunos e as obras que eu executar durante esse período”, afirmou o artista plástico. Os horários do projeto ainda não foram definidos. Por enquanto, Massuci adiantou que será realizada uma aula por semana por dois meses. A técnica usada será a “papier collé”, que segundo o artista, tem baixo custo. “O papel e o arame são coisas baratas e dá para ter uma plasticidade muito boa, um trabalho muito legal”, afirmou.

A secretaria de Cultura e Turismo intermediou a parceria de Massuci com a Unidade N. S. Aparecida. “Eles abraçaram a ideia da reciclagem, do café”, destacou o artista. “A Unidade está abrigando o meu projeto”, declarou. De acordo com ele, a intenção do projeto “é divulgar a arte, divulgar nossa cultura, divulgar o turismo de Rolândia, estar integrando todas essas coisas em projetos que podem levar a mesma técnica”.

Artista ganha museu
Por ter tantas obras ligadas ao café e às pessoas que trabalham nessa cultura (como a fotografada ao lado), o artista Edson Massuci “ganhou” um museu ainda em vida.
A família Steidle, da Fazenda Bimini, cedeu uma casa da década de 1940 para que o artista colocasse suas obras. “É o Museu do Café Massuci”, conta, orgulhoso. Esse museu foi inaugurado no sábado (03).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: