Na semana passada, o Jornal de Rolândia presenciou novos equipamentos de diagnóstico sendo descarregados no Hospital São Rafael. De acordo com informações recolhidas, tratam-se de um tomógrafo e um mamógrafo que custam em média R$ 1,5 milhão e R$ 500 mil, respectivamente. Rolândia não possuía nenhum tomógrafo, nem mesmo na rede particular. Por consequência, para a realização desse exame, o paciente precisava ser transferido. Tendo o equipamento no hospital, os pacientes de Rolândia e da região podem realizar o procedimento de forma mais ágil, evitando deslocamentos.
O JR não conseguiu informações com a diretoria do HSR até o fechamento da edição, porém já era de conhecimento público que o hospital tinha desejo de montar uma sala de diagnóstico. O HSR já possui Raio-X e Ultrassom, mas ainda seria preciso um tomógrafo, mamógrafo e equipamentos de colonoscopia e endoscopia. Com a chegada dos dois equipamentos, o hospital já teria condições de montar a sala.
A estrutura de diagnósticos mais completa também pode estimular a contratação de cirurgias mais complexas no hospital, como por exemplo, as cardiológicas.