Pesquisar
Close this search box.

XII Conferência de Assistência Social

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. XII Conferência de Assistência...

Nesta quarta-feira (14), será realizada a XII Conferência Municipal de Assistência Social promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) no Centro Cultural Nanuk das 13h às 18h. O tema é a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social. A secretária de Assistência Social, Sandra Martins Teixeira, explicou quais são os objetivos da conferência, realizada a cada dois anos. “Nós avaliamos os dois anos que passaram primeiro e segundo, propomos ações para os próximos dois anos”, afirmou. Nesta conferência, serão estabelecidas metas e ações a curto, médio e longo prazo, que correspondem a 2, 5 e 10 anos.

Programação

A programação tem início com o credenciamento, seguida da composição da mesa de autoridades e o Hino Nacional e de Rolândia, com os alunos da Escola Municipal Dr. Vitório Franklin. A partir das 14h15, a Assistente Social Fabiany Cogo fará a leitura do Regimento Interno. Luciana Zorzetti Maroneze, Mestre em Serviço Social e professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Apucarana) a partir das 14h30 fará uma palestra de uma hora com o tema da conferência, seguida pelo Coffee Break. A palestrante vai abordar quatro eixos, como explicou a secretária. “O primeiro eixo é a proteção social não contributiva e o princípio da equidade, o segundo é gestão democrática e controle social”, disse. “O terceiro é o acesso à segurança socioassistecial e como se dá a articulação desses serviços com a comunidade e o quarto é a legislação como instrumento para uma gestão de controle e compromisso”, completou Sandra.

Após a palestra, os participantes serão reunidos em quatro grupos para discutir ações dentro de cada eixo explorado pela palestrante, com a apresentação das propostas após uma hora de discussão. “Nossa intenção é que surjam novas propostas para que a assistência social possa trabalhar”, explicou a secretária. A Indicação dos Representantes para Conferência Estadual acontecerá às 17h e em seguida, os eleitos serão apresentados para aclamação. Segundo Sandra, serão eleitos os membros do conselho, composto por 10 representantes governamentais (indicados pelo Prefeito) e 10 da sociedade civil (usuários da assistência social, trabalhadores do setor, prestadores de serviços de assistência social) e seus respectivos suplentes. A previsão do encerramento e entrega dos certificados é às 18h. A conferência é aberta para a comunidade que possui interesse e qualquer cidadão terá voz e poderá dar sugestões, contribuindo para a assistência social no município. “Toda a população que quiser pode ir”, destacou Sandra.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: