Há cerca de duas semanas, Rolândia nĂŁo está produzindo leite de soja devido a problemas na vaca mecânica. De acordo com a secretária de AssistĂŞncia Social, Sandra Martins Teixeira, a máquina passou por uma avaliação, que constatou que uma das peças precisa ser substituĂda, mas a outra nĂŁo tem conserto. “Essa peça tem que ser feita no interior de SĂŁo Paulo e demora mais ou menos quinze dias para ser feita”, explicou Sandra.Â
O que vai atrasar o conserto Ă© o fato de que o municĂpio nĂŁo tem um pregĂŁo de manutenção da máquina. A secretária entrou em contato com o departamento de Compras do municĂpio para encontrar uma solução. Na terça (06), a documentação e a justificativa foram finalizadas para que o departamento pudesse abrir o processo. Segundo Sandra, o fornecedor Ă© o Ăşnico da regiĂŁo que faz isso e vai participar do pregĂŁo. “Isso Ă© para que ele possa mandar arrumar a peça e ele montar”, disse Sandra. Todo o processo deve levar no mĂnimo 45 dias. “SĂŁo quinze dias para fazer a peça, dez para ele vir, isso se der tudo certo”, esclareceu a secretária.
Sandra destacou que nĂŁo há outra alternativa para a vaca mecânica. “NĂŁo tem como ser diferente, ela está parada”, lamentou. Enquanto isso, a AssistĂŞncia vai fazer adequações apontadas pela ComissĂŁo Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Vigilância na usina de leite de soja, localizada na Rua IvaĂ, no jardim Nobre. “Agora nĂłs vamos fazer uma manutenção do prĂ©dio, com pintura e pequena reforma enquanto ela está parada”, disse a secretária de AssistĂŞncia Social. Mais de 300 famĂlias consomem o leite de soja por dia em Rolândia.