Um agricultor com alma de artista

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias Antigas
  4. /
  5. Um agricultor com alma...
O agricultor Massaru Egashira, 84 anos, pode ser visto sempre andando pela avenida Tiradentes, onde mora, e na lanchonete Sukolândia, aonde vai sempre jogar “conversa fora”, tomar um cafezinho e buscar um exemplar do Jornal de Rolândia. Talvez o que pouca gente, fora da comunidade nipônica, saiba é que Massaru canta, atua e escreve contos, peças de teatro e novelas.

Filho dos pioneiros Taneo e Yoshiko Egashira, que chegaram a Rolândia em 1935 e se estabeleceram em uma área de 20 alqueires perto do Rio Bandeirantes, Massaru conversou com o JR e afirmou que sempre gostou das artes. Uma das primeiras fotos dele atuando é de 1952, ainda em preto e branco. “Esse gosto pela arte é uma coisa que estava dentro de mim”, revelou. A última vez que atuou, em um teatro, foi em 2016.

A partir da década de 1960, o agricultor começou a escrever peças e a dirigir. “Mas ainda continuei como ator”, ressaltou. De acordo com Massaru, ele já perdeu a conta de quantas peças de teatro escreveu, mas foram mais de 20, além de atuar em mais de 50. Depois, com o tempo, começou a se interessar por escrever novelas.

“Também trabalhei no Museu Japonês entre 2000 e 2005, tomando conta do local. Quando não fazia nada, comecei a escrever novelas. Já escrevi mais de 13”, contou o agricultor. A primeira novela leva o nome de “Um encontro na noite de sereno”, de 2001. A última a ser escrita é chamada “O Reencontro”, de 2014, uma das preferidas do autor. “Fala de um casal que cresceu junto e se separou na juventude – depois ele recebe o convite de casamento dela e vai participar. Depois de muitos anos, os dois, viúvos, se reencontram”, afirmou.

100 anos de imigração
Neste ano, a família de Massaru Egashira completa 100 anos de imigração ao Brasil. Seu pai, Taneo, tinha 11 anos quando chegou, em 1917, com os pais e irmãos a bordo do navio Wakasa-Maru. A família trabalhou na região de São Paulo e, em 1935, Taneo veio para Rolândia, já casado com Yoshiko e com o primogênito Massaru e seu irmão Miyoshi. Em Rolândia nasceram Hatsuyo, Sussumu, Yaeko, Iwao, Yoiti, Yoshitane e Takatoshi. Taneo foi um dos fundadores do Rotary Rolândia e presidente da entidade em 1961. Em 1978, recebeu a comenda do Imperador do Japão “Kyokujitsusho” (Ordem do Sol Nascente). Dona Yoshiko faleceu em 1987 e Taneo, em 1988.

Massaru casou-se com Akemi Egashira (filha de Teruo e Ima Egashira) em 1957 e tiveram os filhos Helena Tomoko (jĂĄ falecida), Neusa Harumi, Roberto Massayoshi, Mauro Hiroshi, InĂŞs Mitiko. Sua esposa Akemi faleceu em 2010. Massuro tambĂŠm ensinou lĂ­ngua japonesa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: