Geoprocessamento vai atualizar medidas de imóveis em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Geoprocessamento vai atualizar medidas...

Nos próximos dias, a empresa Cetec, de São Paulo, estará fotografando imóveis com o objetivo de realizar um geoprocessamento para atualizar as medições das residências de Rolândia. De acordo com Maurílio Puliquesi, diretor de Tributação, o intuito do procedimento é fazer a atualização do cadastro imobiliário para verificar se o IPTU está sendo cobrado de forma correta. Maurílio destacou que isso não representa aumento no tributo, mas sim uma verificação para se saber quem está irregular e, pagando por uma construção menor do que realmente a que possui.

O diretor de Tributação revelou que cerca de 18.900 imóveis passarão por esse processo. “Eles estarão fazendo a fotografia da fachada do imóvel”, afirmou Maurílio. Além disso, fotos aéreas de satélite também farão parte da análise. A partir das imagens, será calculado o tamanho da construção em metros quadrados para se checar se o número confere nos registros da Prefeitura e, se for o caso, atualizar a informação. “Se a pessoa tem uma casa de 100m² regularizada pelo município e essa casa contar com uma área maior construída, o município vai passar a cobrar no ano que vem sobre a verdadeira área”, explicou Maurílio.

O procedimento não é realizado em Rolândia há 24 anos. Neste período, quem realizou alterações no imóvel sem consultar o poder público e solicitar o “habite-se” e a certidão de construção está em situação irregular e já pode procurar o Departamento de Tributação para regularizar. “Quem estiver com a metragem fora do regulamentado pela Prefeitura, vai receber uma notificação no prazo de 30 dias para vir regulamentar”, disse o diretor. “Agora, quem construiu com habite-se, certidão e tudo regularizado, simplesmente o satélite vai confrontar com as imagens e ver que está tudo certo, este não vai receber nenhuma notificação”, completou Maurílio.

Mais fiscalização
O secretário de Finanças, Francisco Ramos, havia anunciado há algumas semanas para o JR que o município estava contratando mais quatro fiscais por concurso público realizado há dois anos com a promessa de intensificar a fiscalização. Um deles foi formalmente contratado e já está trabalhando no município. Os outros três vão começar na função a partir do dia 3 de julho, primeiro dia útil do mês. No total, o município terá sete fiscais com os três já existentes e quatro novos: um que já assumiu a função e outros três que vão trabalhar a partir do próximo mês.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: