Opinião: Lixo, até quando?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Opinião: Lixo, até quando?
Qualquer pessoa dirigindo ou andando a pé ou de bicicleta por qualquer rua da cidade, seja em algum bairro ou até mesmo no centro, pode reparar a quantidade de lixo que as pessoas ignorantes jogam todos os dias nas ruas de nossa cidade. Jogam de tudo nas ruas, pets, copos, plásticos, sacolas plásticas de mercados, papel, latas etc. Todos esses lixos em grandes quantidades diariamente como é o caso, cujo destino através das chuvas levam para os bueiros, e consequentemente e infelizmente para os rios que passam ou alguns que cortam a nossa cidade. 

Eu conheço e já percorri praticamente todos os rios de nosso município, principalmente o Vermelho, o Amoreira, Coruja, Caviúna, Bandeirantes, Marabú, Ema, Jauú que abastece Rolândia, Cafezal que abastece Londrina, constatei que todos os citados rios têm uma quantia considerável de lixos jogados nas ruas pela população, o Cafezal tem até vários pneus de carros e de tratores em seu leito, ( já denunciei na secretaria do meio ambiente, sem resultados), lamentável toda essa situação. 

Tenho cobrado providências das autoridades, como juiz, deputado estadual, vice-prefeito, vereadores, Presidente da Câmara, secretaria do meio ambiente, até o padre da igreja Católica, o pastor da IPI, no caso das igrejas solicitei para que façam um trabalho de conscientização com os integrantes das mesmas, entre outros e até o presente momento nada foi feito. Para piorar a situação a Prefeitura Municipal por economia ou ignorância, de alguns anos pra cá mudou os bueiros, que é conhecido como boca de lobo com grade, para boca de leão sem grades. Sem as grades, a quantidade de lixo que passa impressiona, eu mesmo andando pela cidade já retirei várias vezes lixos prestes a serem engolidos pelo bueiro. Lembrando que aqui em Rolândia tem mais de DUZENTOS bueiros entupidos pelos lixos nos tubos. Para desentupir estes bueiros fica muito caro. Os rios por sua vez, levam todo esse lixo para os nossos mares, e praias, e esta é a herança que vamos deixar para as futuras gerações? Defendo multas severas para quem atira lixo nas ruas, vales, terrenos baldios, vias públicas, e até mesmo em estradas de sítios. Vamos educar este povo, já que eles não trazem educação do berço, antes que seja tarde demais. Eu estou fazendo a minha parte e você, o que tem feito?

Milton Luiz dos Santos
Cidadão comum.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: