Na quarta-feira (14), foi realizada a XII Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Centro Cultural Nanuk. A conferência foi aberta para toda a comunidade e teve como tema a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social.
Sandra Martins Teixeira, secretária de Assistência Social, ficou muito satisfeita com a conferência. “Para nós foi muito bom a participação das pessoas”, declarou. A secretária também avaliou positivamente a palestra de Luciana Zorzetti Maroneze, assistente social e professora universitária. “Ela fez uma explanação muito clara, a fala dela foi muito acessível”, afirmou.
Os resultados da conferência ainda estão sendo fechados para serem encaminhados ao governo estadual nos próximos dias. As propostas levantadas pelos quatro grupos de discussões estão passando por uma revisão e organização. “Temos que juntar as propostas e verificar quais as que cabem para o município, quais cabem ao Estado e quais competem à União”, explicou Fernanda Buranello, diretora da secretaria.
Um dos momentos mais importantes da conferência foi a eleição dos conselheiros. O conselho é formado por 10 representantes governamentais (indicados pelo Prefeito) e 10 da sociedade civil (usuários da assistência social, trabalhadores do setor e entidades prestadoras de serviços de assistência social) e seus respectivos suplentes. Segundo a diretora da secretaria, a composição do conselho não foi totalmente fechada, pois muitos que se inscreveram para serem conselheiros por parte da sociedade civil não compareceram à conferência. “A representação de entidades foi fechada, a de usuários foi parcial e a de trabalhadores do setor nós não conseguimos fechar também”, disse a diretora. “Ainda faltam duas indicações de trabalhadores do setor e uma indicação dos prestadores de serviço”, completou. Com isso, a secretaria tem um prazo para entrar em contato com os inscritos que participaram e foram indicados nas pré-conferências. “Eles teriam que estar presentes na conferência para que pudessem ser eleitos e oficializados”, explicou. Em seguida, o Conselho e a Secretaria deverão fazer a nomeação dos conselheiros da sociedade civil e governamentais nos próximos meses. “Vai ser feita uma posse no gabinete do prefeito”, afirmou Fernanda.