Nesta sexta (07), será realizada a cerimônia de troca de comando oficial do 15° Batalhão de Polícia Militar de Rolândia às 10h da manhã – o novo comandante será o Major Jota Carlos, muito conhecido pela população rolandense. O evento será realizado na Faculdade Paranaense – Faccar (ao lado do Batalhão) e também incluirá a entrega de menções honrosas e elogios a policiais militares.
O Major tem expectativas positivas de que seu comando vai intensificar a segurança em Rolândia e na região atendida pelo 15° BPM. “Com base nas informações e ferramentas que nós dispomos hoje para identificação do crime, os pontos onde há maior incidência, nós vamos fazer algumas estratégias de operação, de ações, de trabalho, de inteligência”, afirmou o Major. Jota está formulando planos para o combate ao crime e vai tentar buscar formas de aumentar o efetivo na cidade. Para o Major, morar em Rolândia aumenta sua responsabilidade em melhorar a segurança do município. “O nosso trabalho vai ser, realmente, de fazer a coisa caminhar e melhorar, mesmo porque somos moradores da cidade”, declarou.
O nome real de Jota é José Carlos de Oliveira. Ele tem 50 anos e 33 anos de corporação. Nascido em Califórnia (PR), se mudou para Rolândia em 1992, apesar de já trabalhar na corporação da cidade desde 1988. Fez o curso para ser cabo de polícia em Apucarana, no ano de 1986 e veio trabalhar em Rolândia. Em seguida, fez concurso para ser oficial e foi aprovado, ficando três anos em formação. Como havia gostado de Rolândia, resolveu se estabelecer na cidade até março de 2014, quando foi para 4ª Companhia Independente de Londrina. Em 2016, assumiu o sub-comando do 10° BPM na cidade de Apucarana e agora, por decisão do Comando Regional, retorna a Rolândia, cidade em que reside com sua esposa e o casal de filhos de um ano e meio e dois anos. “Praticamente fiz minha carreira toda aqui”, disse Jota.