Bom humor é vital na aprendizagem

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Bom humor é vital...
Na noite da quinta-feira (29), aconteceu o lançamento oficial da 3ª edição do “Prêmio Qualidade na Educação Municipal de Rolândia”, na sede da igreja Comunidade da Graça. O evento foi marcado pela palestra do professor e neurocientista José Meciano, mais conhecido como Nino Paixão, palestrante e consultor na área de educação, já realizou palestras, cursos e treinamentos para mais de 40.000 professores em 11 estados e 57 Prefeituras e dezenas de escolas. 

O objetivo da palestra foi ajudar os educadores no processo de aprendizagem e na motivação para realizar um trabalho satisfatório para si e seus alunos. O neurocientista aconselhou os presentes sobre o envelhecimento saudável do cérebro e como a felicidade ajuda na aprendizagem. “Quem é feliz não adoece”, destacou. Para isso, Nino apontou os cinco pilares de saúde cerebral. O primeiro é dormir bem e o segundo, comer bem. “Comer predominantemente aquilo que contém os ômegas e a vitamina B”, destacou. O neurocientista indicou alimentos como banana, sardinha, castanhas e nozes. “Tudo isso é importante para a nossa alimentação saudável”, afirmou.

O terceiro pilar é a prática de atividade física e o quarto pilar é a atividade cognitiva. “Ler, estudar, imaginar, fazer um jogo, uma palavra-cruzada e jogo de sete erros são atividades neurológicas”, explicou Nino. O quinto e último pilar arrancou risadas da plateia. “O cérebro pede, exige, uma hora de prazer por dia”, disse o neurocientista. Ele citou como exemplo atividades que geram prazer como brincar com animais, cuidar de plantas e cozinhar. Mas Nino destacou que dormir bem, comer bem, praticar atividade física ou ler, por já fazer parte dos outros pilares, não se encaixam nessa definição de prazer. 

Comissão
De acordo com a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação de Rolândia, Silvia Unbehaun Puschel, o objetivo do “Qualidade na Educação” é reconhecer as ações desenvolvidas nas instituições de educação municipais de acordo com as regras técnicas, que alcançam resultados positivos na melhoria da qualidade da educação. As 14 pessoas que formam a comissão avaliadora foram apresentadas ao público no lançamento. Os integrantes serão separados em duplas, que selecionam instituições para avaliar e visitar, escolhendo cinco escolas e cinco CMEIs que foram destaque no ano. A premiação é uma menção honrosa pelo destaque na educação da cidade que será entregue em um evento especial no dia 14 de dezembro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: