Em abril, o então secretário de Cultura e Turismo, Diego Silva, os vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva (SD) e o deputado Francischini (SD) estiveram na sede da Itaipu Binacional, em Curitiba, buscando recursos para a realização do 4° Concurso de Bandas e Fanfarras (COFABAN) e da Oktoberfest. “Na oportunidade nós falamos com o diretor jurídico da empresa e passamos a proposta de dois eventos que seriam realizados neste ano em Rolândia”, contou Diego. De início, foi proposto apenas o apoio ao concurso de bandas e fanfarras, mas devido à boa aceitação da Itaipu, os representantes de Rolândia também pediram recursos para a festa tradicional alemã. “Eles se comprometeram a disponibilizar 20 mil para o COFABAN e 50 mil para a Oktoberfest”, afirmou o ex-secretário.
Para receber os valores, é necessário cumprir algumas exigências de documentação, demanda que teve suporte dentro da secretaria de Cultura e Turismo com a turismóloga do município, Flávia Galbero Costa. O dinheiro para a COFABAN será depositado até o dia 20 de julho e para a Oktoberfest, o processo ainda deve levar de 50 a 60 dias. “A probabilidade de no ano que vem a gente ter um patrocínio maior para os dois eventos é muito grande”, assegurou Diego.
Amilton Claudino, o Neno, presidente da Acrevo (Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Vila Oliveira) que organiza a Oktoberfest, afirmou que os 50 mil vão ser utilizados no encontro de grupos folclóricos, evento que vai acontecer dentro da Oktoberfest. O valor será usado na “contratação de equipamentos de som, alimentação dos grupos folclóricos, pagamento de bandas e decoração”. De acordo com ele, não deverá sobrar dinheiro desse valor. “Esse evento já foi realizado no ano passado, por isso nós temos uma noção do gasto”, explicou.