Na semana passada, o Movimento Tarifa Zero foi surpreendido com uma reviravolta. Segundo informações, o prefeito de Arapongas fez um acordo com a concessionária de pedágio. Não se sabe com exatidão os termos do acordo, já que não há uma cópia do mesmo. Para cumprir o acordo, a prefeitura da cidade vizinha fechou a estrada alternativa que liga Rolândia a Arapongas na sexta (14). Os vereadores Alex Santana (PSD) e João Ardigo (PSB), que encabeçam o movimento, desaprovaram a atitude da prefeitura vizinha. “No nosso ponto de vista, isso feriu tanto o movimento, como o direito de ir e vir do cidadão de Rolândia também”, disse Ardigo.
Na Ăşltima quarta (12), a prefeitura de Arapongas entregou uma proposta para o movimento, que deveria dar uma contraproposta para o municĂpio vizinho, de acordo com os objetivos da causa. “Essa proposta seria analisada no sábado (15), com todos os integrantes do movimento”, contou Santana. PorĂ©m, na sexta (14), eles foram surpreendidos com as máquinas da prefeitura araponguense fechando a estrada, antes de receber qualquer resposta do movimento. “Eles nem esperaram a gente entregar a contraproposta”, disse o vereador do PSD.
9 mil passes livres
9 mil passes livres
As informações dizem que o acordo prevĂŞ uma redução de 79% no valor da tarifa para veĂculos de passeio e 74% para veĂculos pesados, mas sĂł munĂcipes de Arapongas foram beneficiados. Outra informação repassada por integrantes do movimento Ă© que alguns araponguenses farĂŁo parte de uma cota mensal de 9 mil “passes livres” de pedágio. Nos cálculos de Santana, poucos araponguenses que trabalham em Rolândia serĂŁo beneficiados com a isenção. “Vai beneficiar aproximadamente 150 pessoas, Ă© muito pouco”, declarou. De acordo com Ardigo, os araponguenses do movimento tambĂ©m nĂŁo ficaram satisfeitos com o acordo e continuam apoiando a causa. Os integrantes agora aguardam posicionamento do MinistĂ©rio PĂşblico de Arapongas em relação Ă reabertura da estrada. “Já abriram as ações, sĂł está esperando retorno das audiĂŞncias”, revelou Santana.
Ardigo destacou que o movimento, iniciado em Rolândia, defende a isenção ou redução da tarifa de pedágio para araponguenses e rolandenses, mantendo aberta a estrada alternativa que liga os dois municĂpios. “NĂłs nĂŁo queremos causar problema para a Viapar, para que outras cidades passem, nĂłs queremos sĂł Rolândia e Arapongas”, afirmou. O vereador do PSB revelou que o grupo planeja se manifestar novamente. “Existe uma movimentação para uma nova manifestação, mas ainda nĂŁo tem uma data programada”, declarou Ardigo. Santana garantiu que o movimento vai continuar lutando. “NĂŁo vamos desistir”, assegurou. Ardigo ainda aproveitou para esclarecer que a manutenção que o municĂpio de Rolândia realizou nas proximidades Ă© em outra estrada. “NĂŁo Ă© da estrada alternativa”, afirmou.