O coral das crianças do Watoto está de volta a Rolândia depois de quase um ano: o grupo se apresentou no dia 24 de julho do ano passado. Nesta sexta (21), às 19h30, o Watoto Children’s Choir fará uma apresentação imperdível e única na Igreja Presbiteriana Independente (IPI) de Rolândia. Com a turnê Signs and Wonders (Sinais & Maravilhas), o coral de Uganda mostrará ao público a esperança que eles encontraram em Jesus. Através de seus testemunhos, as crianças vão compartilhar histórias de como suas vidas foram transformadas.
Essa é a segunda vez que o grupo vem à Rolândia. Em 2016, o coral se apresentou na IPI a convite de Leandro Garcia Moreira, pastor da IPI, que neste ano também intermediou a passagem do Watoto por Rolândia. Leandro revelou que há anos conhecia o coral pela internet. Em 2015, ele foi assistir à apresentação do Watoto em Londrina. “Foi aí que a gente conseguiu o contato para a vinda deles no ano passado”, contou. De acordo com o pastor, neste ano foi o Watoto que entrou em contato com eles para se apresentarem na cidade. “Eles amaram Rolândia e estão felizes de voltar aqui”, afirmou.
Leandro afirmou que toda a comunidade está convidada para assistir a apresentação de forma gratuita. “É uma oportunidade única para a cidade de Rolândia, uma atração internacional”, declarou. A expectativa é que o coral seja assistido por centenas de pessoas na cidade. A IPI Rolândia, onde será realizada a apresentação, fica na R. Santos Dumont, 1075.
Depois da apresentação em Rolândia no ano passado, alguns rolandenses “adotaram” crianças do projeto Watoto e têm contribuído com a educação delas através de doações mensais.
Conheça o coral
Formado por crianças órfãs que tiveram suas vidas devastadas pela guerra, pobreza e doenças, o Watoto Children’s Choir mistura ritmos africanos nativos, música gospel contemporânea e dança étnica. O Watoto é um programa de atendimento holístico que foi iniciado em resposta ao número esmagador de crianças órfãs e mulheres vulneráveis na África.
A visão do projeto é resgatar um indivíduo, educá-lo como um líder em sua esfera de vida para que possam reconstruir sua nação.
O modelo Watoto provê cuidados físicos, médicos (incluindo tratamento de HIV/AIDS), educação (formal e profissionalizante), aconselhamento e discipulado. O coral viaja internacionalmente desde 1994 em favor da causa de cerca de 50 milhões de crianças africanas órfãs em decorrência da AIDS, guerras, pobreza e doenças. Acompanhado por uma equipe de adultos, o coral apresenta a visão e a missão de Watoto por meio de suas histórias, música e dança. As crianças que fazem parte do coral perderam os pais e vivem nas vilas Watoto.