Na segunda-feira (07), durante a 1ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Rolândia após o recesso parlamentar, o vereador João Ardigo (PSB) apresentou um requerimento pedindo providências quanto ao trânsito e estacionamentos nas áreas comerciais do centro. No requerimento nº 336, Ardigo solicita o envio de ofício à Prefeitura de Rolândia para que, por meio da secretaria de Planejamento, “realize estudos no sentido de contratar uma empresa especializada em trafegabilidade urbana, a fim de proceder melhorias no fluxo de trânsito da região central”.
O parlamentar justificou que há muita reclamação dos comerciantes em relação ao estacionamento inadequado e o pouco número de vagas. “Onde dá para colocar cinco carros, estão estacionando três”, exemplificou. O requerimento também pede que seja analisada a questão das vagas para as motocicletas. “Por não ter um estacionamento exclusivo para motos na Duque de Caxias e em outras ruas, elas estão colocando entre os carros também, o que acaba agravando mais”, ressaltou Ardigo. Para o vereador, o trânsito precisa ser reavaliado. “Se for demorar muito para municipalizar o trânsito que se contrate essa engenharia para que eles já façam o estudo”, declarou.
Outra necessidade que Ardigo apontou é em relação às vagas especiais para Carga e Descarga, que são dificultadas pelo estacionamento inadequado. A lei que regulamenta esse procedimento é de autoria do ex-vereador Renato Sartori e entrou em vigor em 2011, mas só no papel. A carga e descarga são proibidas de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 16:00 horas, e aos sábados,,das 9:00 horas até às 12:00 horas. “Se não tiver essa engenharia de tráfego para melhorar a trafegabilidade aqui no centro, não tem como fazer a aplicação dessa lei também”, afirmou o vereador.