Comphir elege sua diretoria

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Comphir elege sua diretoria
Na terça-feira (08), a Comissão Municipal de Preservação História de Rolândia (Comphir) realizou uma reunião para aprovação do regimento interno e escolha de sua diretoria, depois de um ano de sua criação. Os integrantes se reuniram na secretaria de Cultura e Turismo. A comissão escolheu Silvia Unbehaun Püschel como presidente, tendo como vice-presidente Flávia Galbero Costa e como secretária Nilce Jacinto Martins. As principais cobranças serão pela lei de tombamento e pela preservação de patrimônios públicos como a Estátua Roland, Hotel Rolândia, a sede da Emater e também de prédios particulares. 

A questão mais urgente é a criação de uma lei de tombamento de patrimônios, baseada nas legislações de outras cidades. A comissão deverá formar uma lista de prédios e analisá-los. “Nós vamos fazer uma listagem dos bens que tem interesse de preservação. Feita esta listagem, a gente vai colocar as prioridades”, contou Flávia. Caso eles possuam as características exigidas, os membros aprovam seu tombamento. “Depois de aprovado em todo o processo e publicado, isso vai para um livro que se chama livro-tombo, registrado”, explicou a vice-presidente. “Para você fazer qualquer alteração ou reforma, para qualquer coisa precisa ter autorização do conselho”, afirmou. Segundo Flávia, a lei também precisa criar mecanismos e condições para facilitar e incentivar a preservação dos patrimônios particulares. Quando a comissão aprova o tombamento de uma propriedade que não é pública, a decisão é publicada, mas o proprietário pode recorrer durante esse processo. Porém, se a Comphir realmente considerar o patrimônio histórico, ele não poderá passar por alterações. 

A Comphir é formada por representantes do poder público e de outros órgãos. O representante da Câmara Municipal é o vereador João Ardigo (PSB); da secretaria municipal de Educação é Silvia Unbehaun Puschel; da Procuradoria Jurídica do Município é Lísia Calderan de Souza Brito; da secretaria de Cultura e Turismo é Flávia Galbero Costa, da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos é Catarina Schauff; do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) é Eleane Conti Hoshino; da Faculdade Paranaense (Faccar) é Evandra Aparecida da Silva; do Magistério Público Estadual é Renato Cesar Ferreira; da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) é Elisabeth Silva Jacinto e do Museu Municipal é Nilce Jacinto Martins. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: