Neste sábado (26), o Movimento Catálise estará promovendo uma Feira de Profissões nas instalações do Colégio Estadual Souza Naves. O evento será das 13 às 18h e é aberto ao público, especialmente para jovens de Ensino Médio, para orientar na escolha de uma graduação. “O propósito é despertar a vocação dos alunos”, explicou Amábile Veiga, estudante de Arquitetura na Itália e organizadora do evento.
O Souza Naves cedeu a estrutura para a realização do evento. As salas serão ocupadas pelos profissionais voluntários que vão esclarecer e tirar dúvidas sobre o curso e a profissão. Além disso, terá a presença de psicólogos para dialogar com os estudantes e serão aplicados testes vocacionais. O movimento ainda programou oficinas como a de autoconhecimento, pintura de muros, dicas de primeiros-socorros, “Chemical Minds”, que fará experimentos químicos e o desafio da torre de espaguete. “A gente já tem 32 cursos confirmados e mais de 40 profissionais das diferentes áreas para poder falar com o pessoal”, contou.
Os pais de alunos e professores também não ficaram de fora. A partir das 14h, eles poderão participar de uma palestra com o tema “Escolha profissional: diálogo e cooperação” com os professores Vânia Betazza (Souza Naves) e Sérgio Perine (Alfa). O objetivo dela é explicar “qual o papel dos pais e professores nesta fase”. Raquel Celeste, estudante de Psicologia e voluntária, complementou que a participação dos pais é importante no incentivo para que o filho escolha a área que satisfaça sua vontade e não a dos adultos.
Amábile contou que a inspiração para o projeto foi a participação em um Congresso há dois anos. “Ele falava sobre vocação, quais suas habilidades, o que você pode fazer com aquilo, qual a marca que você pode deixar no mundo”, contou. No começo, eles formaram um grupo e reuniam somente alguns alunos, mas logo as escolas começaram a se interessar pelo projeto. A primeira a abrir as portas para a iniciativa foi o Souza Naves, mas o grupo também já realizou palestras nos Alfa e Villanueva e também está programando atividades no Roland e no Colégio Kennedy.
“Vimos que faltava esse incentivo, principalmente para alunos de escola pública da cidade, para entrar nas universidades e conhecer os cursos”, explicou. “Este ano a gente pensou em fazer um evento maior, aberto para todas as escolas, até para que as escolas que não conhecem o projeto poderem conhecer e os alunos que não tiveram essas palestras poderem ouvir”, completou a organizadora. “A gente quer trazer isso de forma mais acessível para o aluno, esse conhecimento e a realidade”, afirmou Raquel.
A estudante de Psicologia ressaltou que é importante participar, mesmo que o aluno já tenha escolhido o curso, para tirar as dúvidas sobre os programas como EducaMais, Sisu e ProUni. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas em forma de apresentações e palestras com universitários ou recém-formados. O público-alvo são os alunos de Ensino Médio, principalmente do 3° ano. O grupo está no Facebook com a página “Movimento Catálise”, tirando dúvidas e ajudando na escolha da profissão.