A 1ª Feira do Livro de Rolândia, fruto da parceria da Secretaria de Educação e da Biblioteca Pública Municipal com as Livrarias Curitiba, teve como objetivo principal incentivar a leitura e mostrar a sua importância na construção do ser humano. O evento foi realizado no Rolândia Country Clube na terça-feira (22) e na quarta-feira (23), durante praticamente o dia todo, e foi aberto ao público em geral, apesar de estar endereçado aos alunos e alunas de todas as escolas rolandenses.
A leitura foi incentivada na Feira não apenas através das letras escritas: houve contação de histórias e apresentações, além de oficinas para as crianças. As doze escolas da rede municipal de Rolândia enviaram turmas para o evento, divido por setores. “Uma parte dos alunos ouvia histórias, outra ficava área de leitura e uma outra assistia a apresentações e participava de oficinas. Depois de 20 minutos, um apito soava e as turmas mudavam de setores”, explicou Neide Aparecida Cavalaro, coordenadora das Bibliotecas municipais. A contadora de histórias Patrícia Maia encantou as crianças com sua performance: as crianças fizeram uma verdadeira viagem ao mundo da fantasia e relutavam em deixar esse setor, após soar o apito.
Por ser a primeira edição da feira, a organização optou por fazer em apenas dois dias, mas não descarta a possibilidade de aumentar o evento no próximo ano. Neide explicou que o objetivo principal da Feira é o incentivo à leitura. “O nosso foco é fazer com que as crianças se conscientizem do quanto é importante o livro”, concluiu a coordenadora.