Uma Unidade de Tratamento Intensivo tipo 3 pode voltar a ser instalada no Hospital São Rafael, em Rolândia, até dezembro. Esse foi a principal decisão de uma reunião entre o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), o vereador Alex Santana (PSD), a secretária de Saúde Rosana Alves, Teresinha de Fátima Sanchez, diretora da 17ª Regional de Saúde, e os diretores do Hospital São Rafael na manhã do sábado (26).
A UTI do São Rafael está fechada desde 2015, quando o hospital enfrentou uma crise que impediu a continuidade dos trabalhos. Cobra afirmou que, para que a UTI volta a funcionar, é preciso construir outro espaço e transferir a maternidade que está funcionando no local. “O secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, e o governador Beto Richa, já garantiram a liberação de recursos para construir uma nova ala para maternidade, não podemos abrir mão dela, pois se tornou uma referência em partos em toda região”, defendeu o deputado.
Sobre o novo espaço, há possibilidade de uma readequação no próprio prédio já existente e isso já está sendo estudado por Rosana Alves e pelo prefeito Francisconi. “Eles devem passar um projeto para diretora-geral do hospital, Tatiana Müller, com readequações”, afirmou Dra. Teresinha.
A diretora da 17ª Regional também revelou que uma UTI tipo 3 se pagaria tranquilamente, já que os repasses seriam bem maiores. “A outra UTI era do tipo 2, sem tomógrafo, sem mamógrafo, e o repasse era bem menor”, relembra Teresinha. O discurso era de que a UTI não se pagava.
Para o vereador Alex Santana a reunião foi muito produtiva. “Uma ótima reunião com deputado Cobra e com os diretores da instituição, estamos unindo forças para a reabertura da UTI o mais rápido possível”, afirmou. Alex também falou do assunto durante a sessão da Câmara da segunda-feira (28).