Na noite da segunda-feira (28), cerca de quarenta alunos dos sextos anos A e B do Colégio Alfa de Rolândia compareceram à sessão da Câmara Municipal com o objetivo de levar reivindicações aos vereadores da cidade a respeito do aterro sanitário do município. Acompanhados da professora Camila Karina Marcelo da Cruz, o grupo utilizou a tribuna livre para alertar os parlamentares e os presentes da situação do local. Na quinta (31), foi a vez de repassar as demandas ao prefeito Dr. Francisconi (PSDB), que recebeu as turmas de manhã.
Como parte do conteúdo trabalhado em sala de aula, os alunos aprenderam a disposição correta do lixo, a estrutura obrigatória do aterro sanitário e as consequências do descarte irregular. No dia 07 de agosto, as professoras Camila e Silvia Aparecida Machado acompanharam os alunos a uma visita ao aterro sanitário da cidade. Na ocasião, as turmas constataram que o local não está em condições ideais, pois os lixos estão acondicionados irregularmente, existem animais transmissores de doenças e a geração de chorume, que pode causar contaminação humana e poluição ambiental.
Eles também observaram que as condições de trabalho para os trabalhadores são ruins e os expõem a riscos de contaminação devido à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Sensibilizados com o que viram no local, a turma e as professoras formularam um documento que foi entregue aos vereadores e prefeito, pedindo como cidadãos, respostas e providências do poder público sobre a situação do aterro de Rolândia.