Beneficiário do auxílio-doença precisa atualizar cadastro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Beneficiário do auxílio-doença precisa...
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mais conhecido como auxílio-doença ou LOAS, têm até o final de novembro para atualizar ou realizar seu Cadastro Único. As informações são de Vivianne Vernillo dos Santos, gestora do programa Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social de Rolândia. Esse benefício contempla idosos acima dos 65 anos, com renda per capita de 25% do salário mínimo vigente e que não têm contribuição previdenciária, e deficientes físicos. O BPC não oferece o décimo-terceiro salário.

A gestora ressaltou que o Cadastro Único não é só para o Bolsa Família, pois envolve todos os programas sociais federais, incluindo o BPC. Vivianne explicou que há duas situações: os beneficiários do BPS que já fazem parte do Cadastro Único precisam somente atualizá-lo e os que não têm Cadastro Único necessitam fazê-lo.  “Quem já tem Cadastro Único só precisa ir no CRAS atualizar e ver se está tudo certinho”, explicou. “Se não tem, precisa fazer, porque senão corre o risco de perder o benefício”, alertou a gestora.

A demanda de cadastros é muito grande e os funcionários não conseguem contatar a todos os beneficiários individualmente, já que os dados estão desatualizados. Por isso, a secretaria pede que eles procurem o CRAS mais próximo. Para a atualização é preciso ter em mãos o RG e CPF. Já para fazer o cadastro, o CRAS orientará em relação à documentação e agendará um horário para que o beneficiário receba todas as informações necessárias. Vivianne também explicou que caso o beneficiário esteja incapaz de sair de casa, algum familiar pode procurar o CRAS e solicitar que um funcionário visite a residência para realizar o cadastro ou a atualização. 

Neste ano, o foco é no cadastro dos idosos e, em 2018, a atenção será voltada aos cadastros dos deficientes. As pessoas que se enquadram nos critérios têm direito ao benefício, mas ainda não recebem, também podem procurar o CRAS para se informarem sobre o recebimento e fazerem o cadastro. O município possui três CRAS: Central (Rua Monteiro Lobato, 322 – 3906-1089), da Vila Oliveira (Rua Saguaragi, 515 – 3255-2730) e do São Fernando (Rua Francisco Ramos Pereira, s/n – 3906-1015). Os três funcionam das 8 às 17 horas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: