“Anjos da Guarda”, mas de farda

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. “Anjos da Guarda”, mas...
Mais um bebê engasgado foi salvo pelo soldado Wilson Carneiro (34), tem seis anos de PM. Desta vez, a situação aconteceu às 3h30 da manhã de sábado (09). A pequena Maria Eduarda, de apenas 40 dias, que mora com sua mãe e avó no jardim São Fernando, engasgou-se com o leite materno. Após o afogamento, saíram as pressas em busca de socorro e, por sorte, seus caminhos se cruzaram com a viatura da PM naquela madrugada.

Acompanhado da soldado Priscila Debona (36), durante patrulhamento na avenida Presidente Vargas, Carneiro viu que um carro atrás da viatura estava em alta velocidade. “Esse veículo estava buzinando constantemente, a porta do passageiro estava se abrindo”, relatou o soldado. O policial comentou com a soldado Debona que algo parecia estar errado e o carro passou pela viatura, estacionando na frente dos policiais. “Foi quando desceu a mulher com a criança já desfalecida nos braços”, a policial contou. 

A primeira reação da avó foi entregar a bebê no colo da soldado Debona e informar que Maria Eduarda, de apenas 40 dias, tinha engasgado com o leite materno. “Eu virei a criança de bruços e passei para o soldado Carneiro, porque ele já tinha passado por uma situação semelhante, então deixei ele fazer todo o procedimento”, justificou a soldado. A mãe da criança, também muito nervosa, acompanhou toda a situação.

O salvamento
Carneiro contou que a criança estava em situação crítica quando a pegou. “Na hora, fiquei com medo da menina morrer na minha mão, porque eu não sabia o que estava acontecendo, tanto que virei o rosto dela para o farol da viatura para saber se realmente se tratava de uma questão de engasgo”, revelou. Ele seguiu o procedimento de salvamento que se chama manobra de Heimlich. “Ela precisa seguir uma série de etapas que precisam ser avaliadas por quem for aplicar a manobra, tais como respiração, a visualização das vias aéreas, ver que objeto está obstruindo”, explicou. 

A soldado Debona começou a filmar os primeiros momentos em que a bebê voltou a respirar, após Carneiro ter desobstruído as vias aéreas, já na etapa final do salvamento. Ela afirmou que a intenção do vídeo foi mostrar a realidade do trabalho policial. “Foi a oportunidade que eu tive de mostrar realmente o nosso trabalho”, afirmou. Enquanto isso, o policial verificava o estado da criança. “Coloquei ela no ouvido e consegui sentir um pouco apertada a respiração, mas consegui sentir que ela tinha voltado”, relatou. As duas mulheres pediram que os policiais as levassem com o bebê ao hospital, onde o atendimento da criança seguiu o protocolo. Após os exames, ela já recebeu alta e passa bem. O soldado contou o que passou pela sua cabeça ao ter a vida do bebê nas suas mãos. “Vamos considerar tudo o que aquela criança vai passar na vida dela, a infância, ou seja, se ela tiver que viver até os setenta anos de idade, isso está ali por um fio na sua mão”, declarou.

Carneiro é um exemplo de que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar. No final de julho, ele salvou um bebê de nove dias com a mesma condição de engasgamento com leite na cidade em que reside, Cambé. “Você não salva só uma criança, você salva uma família”, afirmou. Ele considerou que a saúde pública poderia ensinar a manobra às gestantes e pais durante o período pré-natal. “Deviam aplicar uma cartilha ou uma instrução, porque com o mínimo de noção já consegue salvar a criança”, afirmou. 

Como o soldado Carneiro tem um filho de três anos e a soldado Debona, um de sete anos, eles consideraram o salvamento muito significativo. “Situações que envolvem crianças, querendo ou não, acabam de certa forma mexendo com a gente, é difícil”, disse o policial. “Eu fico bem emotiva, não tem como não pensar no filho que você tem”, afirmou soldado Debona. A policial elogiou a postura do colega frente a uma situação difícil em que muitos não saberiam como reagir. “Eu dei os parabéns para ele, porque a maneira como ele agiu, concentrado fazendo todo o procedimento, é de tirar o chapéu”, declarou. “Graças a Deus com o mínimo de conhecimento que eu tenho referente a esta manobra, consegui salvar essas duas crianças”, comemorou Carneiro.

Os dois serão homengeados pela Câmara de Vereadores com uma Moção de Congratulações, que será lida nesta segunda-feira (18) e entregue em um dia a ser marcado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: