Rolandense é campeão em competição internacional de dança

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolandense é campeão em...
No sábado (09), o rolandense Fernando Matias foi campeão da categoria Solo Avançado em Danças Urbanas no Evento de Danças do Mercosul, uma competição de dança internacional realizada em Porto de Iguaçu, Argentina. Fernando contou que esta foi sua primeira competição internacional. “É uma coisa que eu nunca tinha imaginado”, revelou. No começo de julho, ele venceu a Mostra de Dança em Ibiporã, conquistando uma vaga para participar do evento, no qual competiu com dançarinos da Argentina, Paraguai e Brasil. O dançarino não teve patrocínio para competir, ou seja, ele teve que arcar com as despesas da viagem e foi junto com um grupo de Londrina que conheceu na Mostra em Ibiporã. 

Os critérios de avaliação da apresentação foram o figurino, escolha da música e aspectos técnicos, como a composição coreográfica. “É desde a montagem da coreografia, se a pessoa encaixou os movimentos certos ou se ficou uma coisa desconexa, se tem harmonia ou não”, explicou. O dançarino contou que misturou danças urbanas formando a coreografia que ele mais se orgulha de ter feito. “Eu consegui misturar várias coisas que eu gosto, coloquei desde o sensual do Stilleto, consegui colocar movimentos do Hip Hop, mais bruscos e marcados, piruetas, que é a mais da parte do balé”, contou. Fernando revelou que é ele quem cria suas próprias coreografias e sempre muda elas em cada nova apresentação ou competição. “A cada momento que eu vivo, sinto que vou agregando isso, então gosto de montar uma nova coreografia”, afirmou.

Trajetória na dança
Fernando Matias tem a dança como paixão desde sua infância. Ele revelou que foi muito influenciado pela mãe, apaixonada por dança e pelo tio, que fazia um cover de Michael Jackson. “Eu cresci vendo dança, cresci no meio de pessoas que gostam muito de música”, contou. Na adolescência, ele assistia tutorias de dança na internet e somente em 2013, Fernando começou a fazer aulas de danças urbanas em Londrina. A primeira modalidade que o encantou foi o Street Jazz, mas atualmente, a preferida de Fernando é o Stilleto, a dança com salto alto. O dançarino é formado em Artes Visuais (Unopar) e tem como sua maior inspiração o coreógrafo Yanis Marshall, além de seus amigos professores de dança. Para ele, a dança ainda é pouco valorizada no Paraná, por isso, seu objetivo é divulgar e estimular as modalidades. “Eu sou a primeira pessoa aqui em Rolândia que dá aula de Street Jazz e Stilleto”, afirmou. 

Além de aluno, Fernando se tornou professor em 2015. Atualmente, ele dá aulas de Stilleto na Casa Fit, nas terças e quintas às 17h; na sede II do Rolândia Country Club, a modalidade é o Street Jazz, com aulas nas segundas e quartas das 20 às 21h; as aulas de coreografias de Funk são na Academia Vida e Cia, nas terças e quintas das 21 às 22h. As mensalidades de todas as aulas são R$ 60. Além disso, ele dá aulas de Hip Hop no contraturno para os alunos da escola municipal São Fernando por meio de um projeto do governo federal. Quem tiver dúvidas ou interesse nas aulas pode procurar por Fernando Matias no Facebook. 

O professor de dança ainda deixou um recado para quem tem vontade de dançar, mas tem vergonha ou medo. “A aula de dança é justamente uma aula, pra você aprender, então se você tem vontade e gosta, é só isso que você precisa”, declarou. Além disso, ele destacou que dançar traz benefícios físicos, psicológicos e mentais. “A dança mexe de dentro pra fora”, finalizou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: