Exército realiza seleção em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Exército realiza seleção em...
Nesta semana, foi realizada em Rolândia a seleção inicial do Exército de 2017, na sede II do Rolândia Country Club (antigo Clube Concórdia). A seleção teve início na segunda (18) e terminará nesta sexta (22), com a previsão de receber aproximadamente 500 jovens, cerca de 50 a cada período nos cinco dias. “Essa é a primeira vez que o município de Rolândia passou a ser um município tributado”, afirmou Josimar Lopes de Meneses, o 1° Tenente Josimar, que estava servindo ao 34° Batalhão de Infantaria de Macapá (AP) e há 6 meses está no 30° Batalhão de Infantaria de Apucarana.

O 1° Tenente explicou todo o procedimento do alistamento. “O jovem quando completa 18 anos, ele tem do mês de janeiro ao mês de junho para se alistar no nosso site”, afirmou. Após o alistamento, ele deve se apresentar no período designado para sua cidade, de acordo com a data e horário que constava para ele no site. Na seleção, ele passa por diversos postos. “No nosso posto de apresentação, é onde nós vamos certificar o endereço, email, telefone e a identificação do jovem”, disse o tenente. Em seguida, “ele passa por um posto de inspeção de saúde, onde um médico vai avaliá-lo e depois nós temos o posto de entrevista, onde ele vai ter uma entrevista social”, completou. O resultado da seleção é divulgado até o dia 10 de dezembro pelo mesmo site e os selecionados para servir o Exército Brasileiro deverão comparecer à seleção complementar. 

O desejo do jovem de servir ao Exército pode influenciar na sua seleção, desde que ele seja aprovado em todos os postos mencionados. “Em média de 60% deles são voluntários”, revelou o tenente. De Rolândia, Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul, são escolhidos apenas 200 jovens de cerca de 2 mil alistados. Para tenente Josimar, a grande concorrência se deve porque o exército “é uma das instituições de maior credibilidade e também ele é um portal para o jovem fazer sua carreira caso ele deseje”. “É um local excelente de servir, porque aqui o civismo vem em primeiro lugar e o amor à pátria também”, destacou.

Caso o jovem de 18 anos não tenha se alistado pelo site no prazo, ele ainda deve fazer seu alistamento pela internet. “Posteriormente, ele vai a Junta de Serviço Militar e vai gerar uma pequena multa, que ele vai pagar através de uma guia de recolhimento a União”, explicou o tenente. “Quem se alistou e não veio, ou veio de um outro ano, também vai ter que retornar à Junta, como a gente orienta, para pagar também essa multa e ficar em dia com o Serviço Militar”, finalizou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: