Soletrando da Parigot, em sua 6ª edição, começa no dia 06

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Soletrando da Parigot, em...
Os cerca de 150 alunos e alunas dos 4º e 5º anos da escola municipal Parigot de Souza, que fica no bairro homônimo, estão ansiosos e contando os dias nos dedos. Tudo por causa do 6º Soletrando, projeto da escola que escolhe os melhores estudantes em soletrar palavras. O concurso de soletração é um dos destaques no programa do Luciano Huck e uma antiga tradição nos Eua e, em Rolândia, a escola Parigot foi precursora desse tipo de competição.

“Já virou tradição. Quem vem do terceiro já avisa que vai participar do Soletrando”, explicou a pedagoga Fernanda Bento, que cuida dos 4º e 5º anos da escola. Os alunos que vem da inclusão também participam da competição. O último campeão, aliás, vem de uma sala especial: Samuel Jorge da Silva Moreira, 15 anos, foi vice-campeão em 2015 e campeão em 2016.

Na primeira fase, todos recebem a lista de 30 palavras para decorar. “Ninguém é obrigado a competir, mas poucos não querem participar”, relembra a pedagoga. Na primeira rodada, que acontece na próxima sexta, 06 de outubro, quem errar não avança – a eliminatória será na própria escola. “A partir daí, faremos eliminatórias sempre às sextas-feiras até chegarmos a cinco competidores para a grande final”, ressaltou Fernanda Bento. 

Tudo isso acompanhado por uma banca com três professores: um fala a palavra, outro acompanha a soletração e um terceiro dá o significado da palavra a ser soletrada. “Não é chapeuzinho ou cobrinha. Os alunos têm de falar circunflexo e til, o nome correto para as professoras da banca”, afirmou a pedagoga. A final do Soletrando deve acontecer em dezembro em um local ainda a ser definido pela organização do projeto.

“Começamos em 2008 e 2009 e participavam todos os alunos, de todas as séries. Mesmo as crianças do Pré participavam do Soletrando, com palavras mais simples como bala”, relembra Iyone Lopes, que implantou o projeto na época. Depois, houve um intervalo e o concurso só veio a ser realizado em 2013, com a nova equipe pedagógica da escola, sob a batuta da diretora Ivani Crosoletti Borges.

Apoio do JR
Neste ano, o projeto terá o apoio cultural do Jornal de Rolândia, que fará a divulgação do evento. “Temos a ideia de fazer um projeto desse envolvendo todas as escolas municipais de Rolândia. Então resolvemos fazer a parceria neste ano com a Parigot e ampliar o projeto a partir de 2018 com os outros estabelecimentos escolares, sempre em parceria com a Parigot, precursora do Soletrando na cidade”, explicou Josiane Rodrigues, editora do JR.

A Educação é uma das maiores preocupações do Jornal de Rolândia, que tem desenvolvido projetos na área, em parceria com empresas e entidades do município. A Bibliotroca JR completou um ano em setembro e busca o incentivo à leitura através da troca de livros e gibis em pequenas tocas espalhadas pela cidade. Outro projeto que tem a participação do JR é a Sacola Literária, apoiada pelo jornal desde sua criação e que leva livros e um exemplar do Jornal de Rolândia à família dos alunos das escolas municipais. A Sacola é um projeto da Biblioteca Pública e que tem no JR um apoio para esse e outros projetos educacionais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: