O novo secretário de Educação de Rolândia, Cláudio Martins de Pinho (51) falou com a reportagem do JR sobre a sua vinda a Rolândia. “Vim para somar na Educação”, resumiu o secretário. O encontrou aconteceu na prefeitura na manhã desta quarta-feira (04) – Cláudio deve ser nomeado nesta sexta-feira (06).
Gestão
Cláudio afirmou que irá fazer uma gestão para otimizar os recursos da prefeitura, tudo dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O novo secretário irá se inteirar de toda a estrutura da Educação, o que deve levar semanas. “Não sou de gabinete, vou visitar as escolas, lanchar com os alunos, fazer reuniões periódicos com os diretores. Tudo para que eu sinta quais são os problemas estruturais, que não são pedagógicos”, revelou Pinho.
Segundo o secretário, a Secretaria de Educação é a fábrica e os alunos são o consumidores finais, clientes dessa fábrica. No meio, há os professores e professoras, a matéria-prima, que deve ser constantemente estruturada e valorizada. “Vamos buscar recursos em Brasília para cursos, inclusão digital nas escolas, estruturação dos prédios”, afirmou. Pinho lembrou que há mais de 30 anos trabalha com gestão pública. “Desde os meus 18 anos”, ressaltou.
Cearense de Fortaleza, Pinho começou como secretário de Esportes de Ciro Gomes, quando prefeito em Fortaleza. Morou em Brasília por 25 anos, de onde vem para Rolândia. “Minha experiência é com gestão de contratos e convênios”, enfatizou o também pregoeiro da União e Juiz Arbitral. Pinho é formado em Gestão Ambiental com Pós-graduação e Licenciatura em Inclusão de Estudantes Especiais nas Faculdades (especialmente de Ensino a Distância).
Com toda essa “bagagem”, Cláudio pretende aumentar a captação de recursos para a Educação do município. “A capacitação existe, o que falta é gestão. O pedido tem de chegar redondinho, com tudo atualizado”, afirmou. Pinho também revelou que conversou com ex-secretária, Rosilene Moloni. “É uma pessoa boa, capacitada. Falei também com servidores e vamos dividir nossas experiências”, confirmou. O secretário também promete reuniões periódicas com os diretores para saber da merenda, do quadro-negro, de tudo. “Quinzenalmente”, afirmou.
Pinho já conhecia Rolândia como assessor parlamentar. Como diretor do Patrimônio da União, liberou o galpão do IBC para o município e trabalhou para a liberação dos dois barracões ao lado da estação ferroviária. “Ali será um mercado municipal e uma feira de artesanato permanente”, interveio Dario Campiolo, secretário de Desenvolvimento. “Ajudei mostrando o caminho da legalidade para se conseguir. Um trabalho de gestão”, resumiu o novo secretário.
Tão logo assuma, Pinho pretende reunir com toda a diretoria da Educação, depois com os diretores e diretoras das escolas e CMEIs. “Depois preparar as eleições de diretores no final do ano”, concluiu Cláudio Martins de Pinho, que vai morar com a família em Rolândia – seus filhos (são três) irão estudar em escolas públicas.