Na noite da quinta (05), foi realizado o coquetel de abertura do “Outubro Rosa” da Secretaria de Assistência Social e de Assuntos da Mulher de Rolândia. O grande destaque do evento, que aconteceu no Vitrê Buffet, foi um desfile de moda em que as modelos são mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama. “Escolhemos uma mulher de cada uma das oito UBSs de Rolândia, como símbolo do enfrentamento da doença com determinação e coragem”, explicou Angélica Chiaratti Ribeiro, diretora de Assuntos da Mulher, que encabeçou a organização do evento, juntamente com a secretária Sandra R. Martins Teixeira.
Por meio de um vídeo, as homenageadas contaram em depoimentos sobre toda a luta contra o câncer, relatando como foi o diagnóstico e passos seguintes no tratamento da doença. Elas também foram personagens de uma exposição de fotos, mostrando-as maquiadas, penteadas e vestindo a marca Rose Ateliê, simbolizando o resgate da autoestima. O evento também inclui a participação da cantora Ana Fonseca, que apresentaria uma canção aos presentes, além de uma apresentação de uma bailarina rolandense.
A Secretaria também prestou homenagem a outras mulheres que se dedicam à luta contra o câncer de mama, como a professora universitária Célia Hauly, coordenadora do Movimento Outubro Rosa no Norte do Paraná, e a diretora do Hospital do Câncer de Londrina, onde as mulheres realizam o tratamento, Mara Rossival Fernandes. Diversas lideranças e representantes também foram convidados e o evento não teve custos para o Poder Público, pois foi organizado com apoio de patrocinadores e parceiros.