O projeto de lei que institui o “Professor nota 10” e “Aluno nota 10” passará pela segunda votação na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (09). Segundo a autora da proposta, vereadora Profª Maria do Carmo (PSDB), a iniciativa visa reconhecer o esforço e dedicação dos rolandenses na educação. “É uma forma que eu encontrei de valorizá-los”, afirmou.
A proposta é que os professores da Educação Infantil (CMEIs) até o 5° ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino se inscrevam espontaneamente e desenvolvam um projeto especial com seus alunos. “Vejo que os professores, de maneira geral, são muito criativos, muito compromissados, responsáveis com aquilo que eles fazem”, declarou Maria do Carmo. As inscrições, regras e a avaliação constarão em um edital da secretaria de Educação, que será responsável por todo o processo.
Já o “Aluno nota 10” tem como objetivo valorizar os bons alunos e estimulá-los a se dedicar cada vez mais aos estudos. “Isso motiva também os pais, que acabam tendo mais envolvimento”, apontou a vereadora. Eles serão avaliados pela média de duas provas que serão feitas no o 5° ano do Ensino Fundamental I, que marca o fim de uma etapa de ensino. As provas diagnósticas já são realizadas no município no início e no fim do ano letivo com os alunos do 5° ano. “Todos os alunos do município vão saber que ao final do 5° ano vai existir uma premiação para o aluno destaque”, afirmou Maria do Carmo. Os critérios de desempate serão definidos pela secretaria de Educação. A princípio, a premiação das duas categorias será um certificado.