ACIR Mulher participa de ação solidária “Amigas do Peito”

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. ACIR Mulher participa de...
Na segunda-feira, 16 de Outubro, várias mulheres fizeram uma grande doação de sutiãs com prótese para pacientes que passaram pelo procedimento de mastectomia (retirada da mama ou de parte dela) e que fazem regularmente tratamento quimioterápico, no Hospital do Câncer de Londrina. A parceria foi feita pelo Núcleo ACIR MULHER DE ROLÂNDIA, CME ACIL, CME IBIPORÃ, MULHERES EMPREENDEDORAS TAMARANA, E NUMEC. O ato solidário intitulado “Amigas do Peito” é de responsabilidade do Rotary Rosa, e idealizado pelo Rotary Club de Londrina Aeroporto.

As integrantes do ACIR Mulher, Betina Schauff, e Eliana dos Santos, fizeram a entrega das doações, e representaram o restante do núcleo no evento. Segundo Betina, através da arrecadação de todas as cidades, foi possível destinar um total de 170 kits ao Hospital. O kit é composto por duas unidades do sutiã + uma prótese, e cada um deles custa R$50,00. “As mulheres de todos estes núcleos parceiros se propuseram a doar esta quantia em dinheiro, para que fosse feita a aquisição dos produtos. Além disso, também pedimos o apoio de familiares e amigos, para contribuir com esta ação”, explica Betina. Esta foi atividade ação que está entre as programações do mês “Outubro Rosa”.

A importância de ajudar e os dados do Câncer de mama 
Segundo as voluntárias do ACIR Mulher, ações como esta são extremamente importantes e vão poder levar uma melhora significante na vida de várias mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também o mais letal, sendo a segunda principal causa de morte na América Latina. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2017.

Apesar do aumento das taxas de câncer de mama em mulheres mais jovens, ainda assim, a faixa etária entre 40 e 50 anos representa 74% dos casos. Por isso, a Sociedade Brasília de Mastologia recomenda a realização da mamografia anualmente a partir dos 40. Já a indicação do Ministério da Saúde é que o exame seja feito a cada dois anos pelas mulheres com 50 anos ou mais – grupo considerado prioritário. De acordo com o ministério, no ano passado foram realizadas 4,1 milhões de mamografias em toda a rede pública do país. Somente na faixa prioritária, foram 2,5 milhões de exames.

Texto: Nayara Caroline Afonso

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: