Rotary Club de Rolândia Caviúna no combate a Pólio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rotary Club de Rolândia...
Nesta terça (24), comemorou-se o Dia Mundial da Pólio, doença altamente infecciosa, que afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade, e é conhecida como Paralisia Infantil ou Poliomelite. O Rotary Internacional tem grande contribuição na erradicação da pólio no mundo e o Rotary Club de Rolândia Caviúna também participa desta luta. A campanha internacional é realizada com o objetivo de aumentar a conscientização pública sobre o papel do Rotary na erradicação da poliomielite, promover arrecadação de fundos para o Pólio Plus, destacar a importância de terminarmos o trabalho de erradicação, incentivando o engajamento da comunidade e obtendo o apoio de outras organizações e agências governamentais. 

A participação do clube começou em 1979, quando rotarianos e representantes do Ministério da Saúde das Filipinas acompanharam voluntários durante a vacinação de crianças contra a paralisia infantil em Manila. O então presidente do Rotary lançou oficialmente um projeto para imunizar as crianças das Filipinas contra a poliomielite. O sucesso deste projeto abriu caminho para a maior prioridade do Rotary: a erradicação global da pólio. Ao longo dos anos, mais de 2,5 bilhões de crianças foram vacinadas. Desde o lançamento da campanha Pólio Plus, em 1985, houve uma queda de 99% no número de casos da doença em todo o mundo. Em 1988, o Rotary International lançou a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio com parceria da OMS, Unicef e Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. 

O Rotary é formado por líderes voluntários dedicados a tratar alguns dos desafios mais urgentes do mundo. A rede conta com 1,2 milhão de associados em mais de 34.000 clubes em 200 países e áreas geográficas, que trabalham local e internacionalmente em prol da melhoria da condição de vida humana. 


No ano passado, por exemplo, menos de 40 crianças tiveram paralisia em decorrência da pólio, o menor número registrado até esta data. O Rotary financiou o trabalho de 52.676 vacinadores e 2.528 supervisores no Iraque, visando manter uma forte cobertura vacinal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: