O Conselho Municipal de Turismo de Rolândia (Comtur) irá enviar um ofício ao Itedes, que realiza a Revisão do Plano Diretor do município, e à Secretaria de Planejamento solicitando que a região em que se encontra a Estrada San Rafael permaneça como Zona Rural. A decisão foi tomada durante a reunião ordinária do Conselho, realizada na terça-feira (17) no centro cultural Nanuk.
A ideia de se manter a região como Zona Rural se justifica porque há uma possibilidade de especulação imobiliária se o local for transformado em Zona de Interesse Turístico. Os conselheiros argumentaram que se novos lotes, ou pequenas chácaras, forem criados, as pessoas que moram nos sítios ao longo da estrada podem ser pressionadas a abandonar a região, já que os novos proprietários de chácaras não iriam querer ficar próximos de granjas ou criações de porcos.
Dessa maneira, alimentos vendidos à comunidade poderiam parar de ser produzidos e o desemprego poderia aumentar. Essa demanda foi trazida para o Comtur pelo Conselho de Desenvolvimento Rural, que deseja que a região fique como Zona Rural para, assim, se preservar as características da Estrada San Rafael. Essa visão também é compartilhada pelos técnicos do Itedes (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social), que relataram que isso tem acontecido em outros municípios quando uma Zona Rural é transformada em Zona de Interesse Turístico.
No ofício que será enviado ao Itedes e à Secretaria de Planejamento, o Conselho de Turismo irá pedir também regras de preservação do entorno da Estrada San Rafael, mesmo que a região continue como Zona Rural. Há informações, coletadas junto aos moradores do San Rafael, de que há pessoas chegando com projetos prontos, de loteamentos, fotos aéreas do local. Tudo isso ainda sem a mudança de Zoneamento e sem a aprovação da Revisão do Plano Diretor de Rolândia.