Uma jamanta atropelou meu cérebro. Se fosse pra definir o filme em uma frase a frase seria essa aí. É tão difícil falar desse filme sem entregar que até a equipe de marketing não conseguiu vendê-lo e ele meio que afundou em público, mas uma experiência fundamental para qualquer um que goste de cinema, aliás, pra qualquer um e ponto.
A sinopse oficial é malomeno assim: Um escritor se muda para uma casa afastada com sua esposa, enquanto ele tenta encontrar sua inspiração ela vai reconstruindo a casa, que tava meio bagaça. Aí um casal de desconhecidos aparecem a sua porta e suas atitudes vão deixando a esposa cada vez mais incomodada, e o que acontece daí pra frente é de uma angústia que vai subindo de escala até um nível quase insuportável.
Mas isso não é o que é o filme na verdade. O certo, certo mesmo, era escrever: Título-Mãe, texto – vá assistir, várias vezes.
Mas isso não é o que é o filme na verdade. O certo, certo mesmo, era escrever: Título-Mãe, texto – vá assistir, várias vezes.
O elenco é sensacional, Javier Barden, Ed Harris e Michele Pfeiffer são de uma sutileza essencial para contrastar com o peso do filme e Jennifer Lawrence – ela é a “mãe” do título – é ESPETACULAR. Ela que já tem quatro indicações ao Oscar aos 27 anos – com um prêmio – vai pra quinta fácil.
O diretor – e mentor de tudo que diz respeito ao filme – é um caso à parte também, conseguiu passar tudo que queria que a gente sentisse; desde as várias alegorias – é um filme alegórico, ou seja, o que você esta vendo significa outra coisa – até as coisas que ele coloca em segundo plano até câmera que está sempre com a Mãe, ou focando o rosto dela, ou focando o que ela está vendo ou o que está fazendo. É tudo construído para sentirmos o que ela sente, dá certo porque sentimos, e não é fácil, incomoda. O filme todo incomoda, para alguns chega a ser traumático – muita gente saiu do cinema no meio – mas em tempos de toneladas de filmes descartáveis, temos algo que ficará por muito tempo permeando nossas conversas, e quem sabe até nossas atitudes.
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade