A segunda-feira (23) foi um dia especial e difícil de ser esquecido para as alunas Ana Gabriela Dutra e Isabella Dantas, e para as professoras Alinhe Quinhone e Élida Claudina Pereira. Elas foram premiadas no concurso Televisando, da RPC, e receberam um tablet na tarde de segunda (23); na mesma noite, todas foram homenageadas com a Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Rolândia durante a sessão.
Ana Gabriela, 11 anos, estuda na escola municipal Vitório Franklin e tem como professora Aline Quinhone. Ana ganhou como a Melhor História em Quadrinhos de 2017 em Rolândia. Adriana de Souza Segato, diretora da escola, contou, orgulhosa, que o Vitório foi premiado pelo terceiro ano consecutivo. “Para nós, é o resultado final de um trabalho, conseguirmos que o Vitório continue sendo uma escola de ponta, de destaque em Rolândia”, afirmou. Após trabalhar o tema, alimentação saudável, em sala de aula, os alunos produziram individualmente histórias em quadrinhos, a equipe pedagógica do Vitório Franklin selecionou um trabalho por sala e enviou para avaliação do projeto.
Ana Gabriela contou que desenvolveu sua história, com a orientação da professora Aline e apoio dos pais, inspirada em sua família. “Essa inspiração eu peguei da minha mãe e minha avó”, contou a estudante. Ana revelou que sua avó, diferente da história, deixa ela comer “porcarias”, já a mãe a incentiva a ter uma alimentação mais saudável. A aluna afirmou que a mistura das duas foi o que deu origem a “vó” de sua história.
Já Isabella, 09 anos, estuda na escola municipal Sebastião Feltrin e fez a melhor Ilustração de Rolândia em 2017, também sobre o tema Alimentação Saudável. “Ela fez seu desenho retratando aquilo o que tínhamos visto em vídeo, o que alimentação saudável e uma alimentação nem tão saudável assim”, revelou a professora Élida.
O Televisando está na sua 9ª edição e, neste ano, foi realizado em 41 cidades do Paraná com o tema “Viver bem, que mal tem?”, abordando temáticas envolvendo alimentação saudável e outros hábitos. O Televisando também entregou uma placa para a escola identificando que ela foi premiada e uma placa ao prefeito e secretário de Educação pela parceria no projeto. Rafaela Vieira Marinho, coordenadora regional do Televisando, explicou que o projeto visa enriquecer o trabalho dos professores em sala. “Os professores pegam o tema e colocam dentro da sala de aula através de reportagens que são feitas sobre isso, para diferenciar a prática pedagógica deles usando a mídia”, explicou.