No início da semana passada, professores da rede pública e privada de Rolândia puderam participar de duas palestras na área de Educação, realizadas no Centro Cultural Nanuk. Na segunda (23), a palestrante foi Jeanine Rolim, psicóloga e pedagoga, que deixou ensinamentos importantes aos participantes na palestra “Professores poderosos”. “Ela trabalhou com a auto-estima do professor e também da importância desse professor trabalhar essa questão com suas crianças”, relatou Silvia Unbehaun Puschel, diretora pedagógica da secretaria de Educação.
Esta palestra foi a premiação da Educação de Rolândia pelo trabalho desenvolvido no projeto Cooperjovem, com apoio do Sicoob. “É preciso que a gente entenda que todos têm falhas e ninguém é perfeito, mas nesta profissão da docência é muito importante a afetividade tanto do professor com suas crianças como até a afetividade dele com ele próprio”, comentou a diretora pedagógica.
Na terça (24), a palestra foi realizada em parceria com a Faculdade São Brás, que trouxe a professora Regina Shudo a Rolândia. “Ela tem experiência de mais de trinta anos com Educação Infantil”, destacou Silvia. O tema foi “Brincadeira e interação como eixos fundamentais da Educação Infantil” e Regina afirmou que as brincadeiras nas escolas devem ter intencionalidade. “O professor vai ser aquele mediador que vai instigar a criança, refletir e provocar desafios”, explicou Silvia. Além disso, a palestrante também apontou que televisão e eletrônicos em excesso não são bons para a criança, por meio da comparação de gerações. Ambos os eventos atraíram um grande número de professores.