Testes rápidos (e gratuitos) para sífilis e hepatite

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Testes rápidos (e gratuitos)...

Neste sábado (11), a Vigilância Epidemiológica de Rolândia, em parceria com clubes de serviço, promoverá testes rápidos e gratuitos de sífilis e hepatite C no centro e na Vila Oliveira. Das 9 às 15h, sem intervalo para almoço, uma equipe realizará os testes em uma barraca no Calçadão, juntamente com o Rotary Caviúna. A outra barraca estará em frente à casa do Papai Noel na Rua Saguaragi, em parceria com o Lions.

Segundo Cíntia Borges, coordenadora de vigilância das doenças transmissíveis, a sífilis é uma doença sexualmente transmissível que, se diagnosticada e tratada, tem cura. Essa doença está em situação de epidemia no país. “Por isso, a gente está fazendo essa intensificação de diagnóstico”, justificou Cíntia. A coordenadora explicou como a sífilis se manifesta na área genital. “Essa ferida aparece, não dói, some com o tempo e a pessoa acha que está tudo bem”, explicou. Apesar do desaparecimento, a pessoa ainda possuirá a doença enquanto não realizar o tratamento adequado.

Já a hepatite C não tem cura, mas tem tratamento. A doença é silenciosa e não apresenta sintomas e, por isso, Cíntia destacou que o diagnóstico precoce é essencial, para evitar que a doença sgere problemas ao fígado. “Se descoberta a tempo, a pessoa leva uma vida normal”, afirmou. A doença é transmitida por instrumentos mal esterilizados ou sem esterilização de tatuador, manicure e dentista.

O teste para ambas as doenças é feito com uma gota de sangue extraída do dedo do paciente e o resultado sai em quinze minutos. Para realizar o teste, basta levar um documento com foto. Caso o teste apresente uma alteração, a pessoa é orientada a procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar mais exames e realizar o tratamento, caso o diagnóstico realmente se confirme. Caso chova, o evento será cancelado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: