No domingo (19), o grupo Orkeomai realizará um evento de Capoeira na sede II do Rolândia Country Clube (antigo Clube ConcĂłrdia). O evento terá inĂcio Ă s 14h e Ă© aberto para todo o pĂşblico. A entrada Ă© 1 kg de alimento nĂŁo-perecĂvel que será destinado a entidades ou famĂlias carentes do municĂpio. De acordo com Andreia Cristina Pirajá da Silva, da organização do evento, ele tem o objetivo de divulgar a capoeira e estimular a prática. “A capoeira Ă© uma arte, nĂŁo Ă© sĂł briga, Ă© uma autodefesa tambĂ©m”, afirmou.
A principal atração do evento Ă© o “batizado”, cerimĂ´nia que representa a primeira graduação das crianças na capoeira. “Cada graduação tem uma cor do cordĂŁo e eles escolhem o padrinho”, explicou Andreia Cristina Pirajá da Silva, da organização do evento. O padrinho ou madrinha pode ser qualquer pessoa, praticante de capoeira ou nĂŁo, que incentive a criança a praticar capoeira. Os demais praticantes que atingiram outra graduação tambĂ©m receberĂŁo certificados. O batizado será liderado pela mestranda Calu, de SĂŁo Paulo. Cerca de 30 crianças que praticam capoeira pelo Fundo Municipal de Cultura receberĂŁo sua primeira corda no evento. A roda de capoeira será comandada por mulheres: mestranda Calu, contramestre Baixinha (integrante da Federação Paranaense de Capoeira) e a instrutora ĂŤndia (do Orqueomai de Rolândia). O evento tambĂ©m terá uma roda de samba.
O grupo Orkeomai Ă© comandado pelo mestre Curitibinha. As aulas gratuitas acontecem no ColĂ©gio Chiarelli, no Ginásio da Vila Oliveira e no clube onde será o evento. Aproximadamente cem pessoas de todas as idades fazem parte do grupo. MĂŁe de duas meninas que praticam capoeira, Andreia destacou que a prática Ă© muito importante para as crianças. “Elas gostam bastante, Ă© um diferencial”, afirmou. “As crianças ficam muito chateadas quando nĂŁo tem ou quando chove”, concluiu Andreia.