Leite de soja: produção a todo vapor

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Leite de soja: produção...

Após um período de inatividade, a vaca mecânica que produz leite de soja retomou as atividades em setembro, juntamente com a reinauguração do CRAS Luiz Picinin, no jardim Nobre, em Rolândia. Esse CRAS abriga a máquina que teve problemas mecânicos há alguns meses. De acordo com a assistente social Meire Aparecida Silva (47), coordenadora do CRAS Luiz Picinin, em média, a vaca mecânica produz 200 litros ou 400 saquinhos de 500 ml por dia.

A produção é feita de segunda a sexta pela manhã e leva cerca de três horas. Depois de prontos, os saquinhos de leite são encaminhados para os pontos de distribuição, que são o CRAS do São Fernando, da Vila Oliveira e no CREAS do Centro e no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e o próprio CRAS Luiz Picinin. O horário preferencial para entregas é 8 às 10h, mas é flexível para quem precisar buscar em outros momentos do dia. Segundo Meire, as maiores demandas são do São Fernando e da Vila Oliveira, e a menor procura acontece no Centro.

A matéria-prima vem de um fornecedor de Apucarana. “A gente faz a solicitação e ele nos entrega a soja em grão”, contou Meire. “Ela é processada e então sai o leite de soja”, explicou a coordenadora. Para produzir 200 litros de leite de soja, são usados 20 kg de soja em grão. A produção é calculada para não haver desperdício, mas a vaca mecânica ainda pode produzir o dobro de leite de soja se houver mais demanda.

Meire afirmou que não há critérios para retirar o leite de soja. “Qualquer pessoa pode vir buscar o leite e não tem restrição de quantidade, ela pode levar o quanto precisar”, declarou. Para ela, a população consume o leite de forma consciente, evitando o desperdício. “Há consciência nas pessoas. Até agora, o máximo que levam são quatro saquinhos cada pessoa”, contou.

Há um tempo, eram produzidos saquinhos de leite de soja com sabores como banana e morango, para agradar o paladar infantil. A ideia é que os sabores diferenciados voltem a ser produzidos em breve. “Acredito que no ano que vem a gente retome com as essências”, revelou Meire. Na produção do leite de soja, trabalham os servidores Waldomiro Conceição, 52 anos, e Ana Delfino, de 62. O CRAS Luiz Picinin fica na Rua das Orquídeas, 210, no jardim Novo Horizonte.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: