Nesta semana, o Museu Municipal de RolĂąndia abriu as portas para a mostra âQuem somos e o que fazemos hoje, serĂĄ histĂłria amanhĂŁâ, que expĂ”e os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano letivo do ColĂ©gio Alfa de RolĂąndia. A exposição, que reĂșne obras relativas Ă contação de histĂłrias, cultura africana e cultura mexicana, começou na terça (21) e se encerra nesta sexta (24). O horĂĄrio de funcionamento Ă© das 8 Ă s 16h30 e o Museu estĂĄ localizado ao lado da Igreja Matriz (Av. Presidente Bernardes, 626).
Silvana NegrĂŁo, coordenadora escolar do Ensino Fundamental, explicou que o evento tem como objetivo âvalorizar os trabalhos realizados pelos alunos e os projetos de arte, cultura e histĂłria desenvolvidos pelos professores do ColĂ©gio, bem como divulgar as obras e objetos do Museu Municipal de RolĂąndiaâ. Ela ainda afirmou que a exposição dos trabalhos dos alunos no museu Ă© muito importante. âAcreditamos que museus sĂŁo locais com grande potencial educativo, onde Ă© possĂvel ter contato com obras de arte originais, alĂ©m de uma verdadeira noção do que Ă© patrimĂŽnio histĂłrico e cultural de um povoâ, declarou.
As professoras responsĂĄveis pelas atividades interdisciplinares foram Maria Ines Moraes (LĂngua Espanhola), Camila Karina (HistĂłria e Geografia) e Gislene Fontes TenĂłrio (Arte). Os trabalhos tiveram temas variados. O 6° A e B trabalharam com contação de histĂłrias com a professora Camila. âEstĂŁo os objetos antigos com a histĂłria de cada objeto e o resgate da histĂłria de cada famĂliaâ, contou Silvana.
JĂĄ os sĂ©timos anos abordaram temas relativos da cultura africana. âEles reproduziram em Arte algumas mĂĄscaras e imagensâ, explicou. Os trabalhos sobre a artista Frida Kahlo foram produzidos pelos oitavos anos e a âLa Katrinaâ, caveira que Ă© sĂmbolo cultural do MĂ©xico foi trabalhada na disciplina de LĂngua Espanhola em parceria com Arte. âEla trabalhou toda a parte de vĂdeos, leituras de texto, interpretaçãoâ, revelou Silvana. Por fim, os alunos ainda produziram relatos de viagem em pontos importantes do ParanĂĄ, por meio da disciplina de Geografia.