Multivacinação poderia ter sido melhor

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Multivacinação poderia ter sido...

No sábado (25), foi realizado o Dia D da Multivacinação em Rolândia. Na ocasião, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas em horário especial com o intuito de intensificar a atualização a caderneta de vacinas de crianças de zero a cinco anos de idade. Mesmo com a ampla divulgação – a Vigilância Epidemiológica inclusive encaminhou bilhetes impressos sobre a multivacinação para as escolas – o comparecimento foi pequeno. De acordo com Silvana Ray, coordenadora de imunização, revelou que foram vacinadas cerca de 75 crianças. “É pouco para o número de postos que ficaram abertos”, avaliou. “Eu gostaria que fosse um número bem maior, não foi o que a gente esperava”, acrescentou.

A última campanha de Multivacinação havia sido realizada no município em setembro e alcançou melhores resultados. No período de dez dias, de 11 a 22 de setembro, foram aplicadas cerca de 1183 doses, uma média de 118 vacinas por dia da campanha. Silvana explicou que o levantamento real do número de vacinados e crianças com a caderneta desatualizada não pode ser feito com exatidão devido à transição do sistema nacional que registra a vacinação, comprometendo a análise desses dados.

No entanto, o monitoramento rápido de cobertura vacinal realizado pelos agentes de saúde nas visitas às residências, está indicando que há poucas pessoas a serem vacinadas. “As visitas nas casas estão nos mostrando que são poucas crianças que estão com o esquema vacinal incompleto, isso nos dá uma tranquilidade que o sistema está funcionando e a vacinação está acontecendo, só não estão funcionando as transmissões dos dados”, declarou a coordenadora.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: