No sábado (02), uma equipe formada por 25 agentes de endemias e da saúde realizou um mutirão de recolhimento de lixo e possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti nos bairros Orlando Francischini, Tomie Nagatani e Aida Nogueira, em Rolândia. De acordo com Bruna Moraes, coordenadora de endemias, este foi o quinto mutirão realizado pela Vigilância e o que mais recolheu lixo e entulho – os agentes recolheram cerca de uma tonelada de material. “Desde que a gente começou esse programa, já foram tiradas mais de quatro toneladas de entulho de vários bairros de Rolândia”, revelou Bruna. Durante a semana, a secretaria de Infraestrutura realizou a limpeza do fundo de vale daquela região. Coube aos agentes passar de casa em casa fazendo a orientação com panfletos e o recolhimento do lixo.
O sexto mutirão aconteceu no sábado (09) na região do Jardim das Américas, do São Fernando e Padre Ângelo. Os agentes também tiveram apoio de servidores da Infraestrutura para recolher o lixo. “Nós coletamos tudo, foi um mutirão bem grande, geladeira, fogão, tudo o que poderia estar acumulando água”, afirmou a coordenadora.
Pneus velhos
Ainda no sábado, mas na feira da Vila Oliveira, os servidores da Vigilância em Saúde de Rolândia montaram uma barraca no período da manhã para recolhimento de pneus velhos. “Esses pneus são sempre um problema, pois acumulam água em qualquer lugar e posição que estejam. Os que foram levados até nós serão encaminhados para o descarte correto”, concluiu a coordenadora de endemias. O mosquito Aedes Aegypti é responsável por doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya.